Veículos de Comunicação

Maracaju

Amigos de MS criam blog para dividir experiências da busca pelo peso ideal

Jornalista fala de dieta e exercícios e professor, da preparação para cirurgia. Segundo eles, pontos de vista diferentes sobre mesmo tema é diferencial.

A decisão de perder peso e adotar hábitos saudáveis inspirou os amigos Fabrício Bazé e Vanessa Ricarte a criar um blog para dividir, com internautas, experiências na busca pela qualidade de vida. Ele, professor universitário, 33 anos e com 177 quilos, fala aos leitores sobre preparação para a bariátrica que pretende fazer. Ela, jornalista de 31 anos e com 78 quilos, posta dicas de exercícios físicos e alimentação.
 
Fabrício conta que, antes de criar o blog, os amigos visitaram sites de outras pessoas que também relatavam na internet o processo de emagrecimento. Desde que a página deles foi ao ar, em junho de 2013, Vanessa perdeu 38 quilos e Fabrício, 20 quilos. Para ele, é justamente esse relato de experiências diferentes sobre um mesmo assunto o diferencial do "Diário Fitness", como chamaram a página.

"Mostramos os dois caminhos para perder peso. O da Vanessa, que é de exercícios físicos e mudança de hábitos, e o meu, que é o mais extremo, a cirurgia".
 
O professor diz que se sente motivado em saber que está influenciando positivamente outras pessoas a mudarem de vida, já que para ele não foi fácil. Fabrício diz que sofre com o sobrepeso desde a infância. O problema ficou mais sério em 2012, quando chegou aos 212 quilos para 1,80m.

"Sempre fui gordinho, a vida toda, desde a infância, e me acostumei a ser assim. Nunca me imaginei magro. Estava em uma zona de conforto, mesmo na obesidade. E só agora percebi o quanto é triste eu ter problemas e constrangimentos por conta do peso", disse

O professor relatou que tenta emagrecer há mais de dez anos e foram várias as tentativas que não deram certo. “Eu perdia 45 quilos, passava alguns meses e acabava engordando de novo. Foi então que decidi procurar um médico", lembrou.

Fabrício disse que ficou assustado ao ouvir que poderia morrer por conta da obesidade e repensou a redução de estômago. "Sempre fui contra cirurgia. Achava que poderia emagrecer de outras formas e evitar passar pelo risco de um procedimento delicado como esse", afirmou.

Ele contou que espera o plano de saúde liberar a realização do procedimento. Ansioso, Fabrício afirmou que já se imagina magro.

"Já penso em fazer a comparação da foto do antes e depois da cirurgia. Sei que não é só isso que vai me fazer perder peso, é todo um processo de reeducação alimentar e mudança de hábitos. Quero começar uma atividade física assim que for liberado pelo médico. Quero mudar de vida e manter um peso ideal e saudável", explicou.
 
Ofício do peso
Já a amiga de Fabrício contou que começou a engordar quando fez um curso de confeitaria. "Sempre fui gordinha, mas nunca tinha chegado no patamar da obesidade mórbida. Comecei a engordar para valer quando decidi enveredar no mundo da confeitaria", relatou.
 
Ela disse que convivia diariamente com o açúcar e era tão fissurada em doces que não via o quanto estava engordando.

"Em questão de dois anos, desenvolvi diabetes, problemas de circulação e hipotireoidismo. Depois de adulta, pesava em média 85 quilos. Cheguei aos inacreditáveis 116 quilômetros. Ninguém sabia disso [do meu peso]", recordou.

A caminhada para a vida saudável começou em março de 2013. "Comecei a me tratar como uma viciada em açúcar e em comida que tinha pouco valor nutricional", explicou. Depois de ver os resultados na balança, Vanessa passou a registrar os avanços em fotos. "Antes tirava apenas fotos dos meus doces. Passei a tirar fotos de mim mesma."
 
Todas as experiências são publicadas no blog, que, segundo a jornalista, também serve para desabafar. "Resolvi compartilhar da forma mais honesta possível todos os traumas, dificuldades e tive um apoio incondicional nas redes sociais, onde libero as energias negativas que existem em mim", explicou.

A página do blog no Facebook tem mais de 1,5 mil compartilhamentos. Na mesma rede social, os amigos também criaram um grupo de autoajuda chamado Reeducação Alimentar (R.A.). Internautas de diversos estados do Brasil postam comentários e principalmente fotos do antes e depois do emagrecimento.