A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a TAM a retomar a venda de passagens aéreas para voos domésticos desde as 12h desta quarta-feira (1º). A decisão foi anunciada nesta manhã, em nota à imprensa distribuída pela Anac. A medida foi tomada levando em consideração o fato de a companhia aérea ter normalizado os voos. No entanto, acréscimos na malha da empresa continuam suspensos até conclusão de auditoria da Anac.
"Nas últimas 24 horas, a companhia demonstrou ter regularizado suas operações. Atrasos e cancelamentos estão dentro da normalidade do sistema. A suspensão das vendas nos voos da TAM evitou que os atrasos e cancelamentos da companhia prejudicassem mais passageiros, além daqueles que já haviam adquirido bilhetes", afirma a nota.
"No entanto, algumas rotas, especialmente as de maior densidade, começaram a ter voos esgotados em horários de pico, diminuindo a oferta de assentos aos passageiros. Brasília-Congonhas-Brasília; Brasília-Santos Dumont-Brasília e Congonhas-Porto Alegre-Congonhas são exemplos de voos que estão com a oferta de assentos restrita", acrescenta a nota da Anac.
O comunicado afirma que "a normalização das operações da companhia, conjuntamente com a necessidade de aumento na oferta de assentos, levaram a Anac a permitir a retomada da venda de passagens pela TAM."
Na terça-feira (30), a companhia aérea afirmou, em nota publicada no site, que retomou os trabalhos na própria terça e que estava operando dentro da normalidade. A TAM ainda disse que "continuará empenhando seus esforços para manter altos níveis de pontualidade e regularidade em suas operações e que está preparada para atender à demanda da alta temporada".
A companhia anunciou que a partir desta quarta-feira até dia 31 de janeiro, será colocado em prática um plano de contingência para evitar transtornos no período de fim de ano e férias. Entre as atividades estão aeronaves extras, reforço nas equipes de tripulação e de atendimento nos aeroportos, e material informativo para os passageiros.