Veículos de Comunicação

Oportunidade

Bela Vista comprova que arca com 70% das despesas com saúde

O secretario de Fazenda, Norimar Pereira Ibanhez, mostrou o reflexo dos gastos no orçamento municipal

A prefeitura de Bela Vista, por meio da Secretaria de Saúde, demonstrou durante audiência pública ocorrida no último dia 22, na Câmara de Vereadores, que aplica 70% de suas despesas na área de saúde pública.

Durante o ato, populares e trabalhadores da saúde puderam acompanhar a exposição dos gastos do último trimestre de 2009 no setor. 

O secretário Municipal de Saúde, Johnys Hémory Denis Basso, expôs detalhadamente as ações feitas pelos postos e outros órgão, como o Centro de Atenção Psicossocial e a Vigilância Sanitária.

O secretario de Fazenda, Norimar Pereira Ibanhez, mostrou o reflexo dos gastos no orçamento municipal.

As contas apresentadas deixam claro uma situação enfrentada por muitos municípios: o grande comprometimento orçamental dos municípios, que no caso de Bela Vista, arca com aproximadamente 70 % dos investimentos e contas da saúde.

“Mesmo com as dificuldades orçamentárias estamos cumprindo com o nosso dever, investindo até mesmo mais do preconizado por lei, investindo aproximadamente 23% da sua receita”, ressaltou o secretário, referindo-se a meta de 15% de investimento obrigatório na saúde, regulamentado pela Emenda Constitucional nº29/2000. 

Durante sua explanação, o secretário de Fazenda mostrou as quantias arrecadadas e aplicadas pela prefeitura durante o período. “Nesse trimestre, a prefeitura investiu R$ 4. 123.417,07 na saúde”, apontou Norimar.

Apesar de todos os membros da Câmara terem recebido convites, apenas uma vereadora acompanhou a audiência pública.

“Esperamos que todos estejam presentes nas próximas audiências, assim como a nossa população. Só assim poderemos fortalecer nossos laços democráticos”, reforçou a secretária de Administração, Ângela Venturini, que no ato representou o prefeito Chico Maia (PT).

As contas apresentadas durante a audiência foram previamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde, que também marcou presença na Câmara de Vereadores.

“Chamo a atenção especial para os membros do Conselho Municipal de Saúde, pois graças a eles conseguimos captar verbas para nossa cidade. Devemos muitos a esses homens e mulheres, que mesmo sem remuneração se colocam a disposição, prestando esse serviço cívico”, elogiou Norimar Ibanhez.