O consumidor deve ter atenção nos boletos bancários baixados a Internet. Fraudadores estão mudando o número do código de barra e redirecionando o pagamento para suas contas. Quando isto ocorre, o consumidor paga a conta mas acaba ficando inadimplente e só vai saber quando é cobrado.
Para evitar cair nesses golpes, confira sempre se o código da parte de cima da fatura é o mesmo que o da parte de baixo. Se necessária, a segunda via do boleto deve ser solicitada diretamente do site do banco emissor, com CNPJ da empresa, valor e data de vencimento no título.
Caso seja vítima de um crime semelhante, o consumidor deve contatar a empresa, comprovando os pagamentos realizados. Ainda que seja uma fraude de terceiros, a responsabilidade é da empresa porque o cliente não possui meios para identificá-la.
De acordo com a associação de consumidores Proteste, também há casos de envios de falsas faturas de cartão de crédito. As correspondências possuem todos os dados corretos do consumidor, com compras realizadas e sem aparente violação. Nestes episódios, verifique o código de barras da fatura e compare com os meses anteriores; o número deve ser sempre o mesmo.
Confira mais dicas que ajudam a detectar uma fraude:
Verifique se o símbolo do banco do cartão está correto
Se possível, evite utilizar o boleto impresso. Pagar as contas por débito em conta e pela internet podem deixar a transação mais segura
Caso ainda tenha dúvidas, leve a fatura até o banco e confirme a veracidade com o gerente, ou ligue para a central de atendimento do cartão de crédito.