
O Corpo de Bombeiros foi acionado 65 vezes para combater incêndios neste fim de semana somente na Capital. O número não inclui fogo em residências, mas somente focos de queimada em locais como terreno baldio, áreas de preservação, pastagens, matas. As operações foram registradas na área urbana da cidade e no entorno, como nas regiões das saídas para Rochedo e Terenos.
De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Ociel Ortiz Elias, o tempo muito seco, o clima mais quente e a ocorrência de ventos estão fazendo aumentar os registros de focos de calor.
Para fazer frente ao aumento de ocorrências, os bombeiros vêm atuando com reforço ao efetivo de campo. Uma força tarefa foi criada em Campo Grande, com participação de militares que normalmente não atuam na área meio. Na semana passada, foi feito um treinamento para o combate de incêndios florestais, visando atualizar os militares das seções administrativas da corporação que estão atuando na força-tarefa de auxílio ao efetivo da Capital.
O comandante explica que essa estratégia permitiu montar mais quatro equipes, formadas por quatro bombeiros cada uma. “Lançamos mão desse pessoal, que não atuava especificamente na área operacional. Se não tivéssemos essas novas equipe, não daria para atender a esse montante de ocorrências como registrado no fim de semana”, afirma. “Temos as equipes regulares que estão de serviço, e mais as novas equipes, que são acionadas quanto as outras já estão empregadas”. As novas guarnições estão equipados com instrumentos próprios para atuar na extinção dos incêndios mais recorrentes em vegetação, pastagem e terrenos baldios, como bombas d’água com capacidade individual de 20 litros.
A temperatura mais quente durante os dias, mesmo nesse período de inverno, aliada à vegetação ressecada e aos ventos fazem propagar incêndios, mesmo os originados de queimas restritas. Por isso, é preciso evitar colocar fogo em lixo ou para limpar terrenos. “E nas rodovias qualquer pequena bituca de cigarro pode deflagrar um incêndio. É preciso tomar todo o cuidado”, orienta o comandante dos bombeiros.