Veículos de Comunicação

Esportes

Brasil vence o segundo amistoso sob comando de Mano

O Brasil volta a campo para enfrentar a Ucrânia nesta segunda-feira (11), em Derby, na Inglaterra

Daniel Alves (dir.) vibra com Carlos Eduardo (esq.) após marcar golaço de falta -
Daniel Alves (dir.) vibra com Carlos Eduardo (esq.) após marcar golaço de falta -

O Brasil passou pelo segundo teste de Mano Menezes no comando da seleção ao vencer o Irã por 3 a 0, com gols de Daniel Alves, Alexandre Pato e Nilmar, nesta quinta-feira (7), em Abu Dhabi. Embora sem espetáculo, a equipe mostrou completo domínio na partida, além de ter contado com algumas estreias positivas, como a do volante Elias, que entrou no segundo tempo e deu assistência para gol.

Com uma equipe leve e veloz, a seleção esbarrou no futebol de força do Irã no primeiro tempo. O meio de campo do Brasil não mostrou a mesma criatividade ou o mesmo toque de bola que empolgou no amistoso contra os Estados Unidos, que era um rival mais forte que o Irã.

Consequentemente, o ataque recebeu menos bolas em situações claras de gol e assustou menos o adversário. Ganso e Neymar fizeram falta ao Brasil. Carlos Eduardo e Philippe Coutinho, seus substitutos, não conseguiram imprimir o mesmo ritmo que seus colegas deram ao time na partida contra os EUA.

Apesar da diferença técnica gritante, o limitado Irã conseguiu expor uma falha no bem montado sistema defensivo brasileiro. Por duas vezes eles assustaram o time de Mano Menezes em bolas aéreas. No primeiro tempo, inclusive, aos 4min, o atacante Ghiomali teve um gol anulado.

O gol, no entanto, não demorou a sair. O atacante Alexandre Pato arrancou da intermediária e foi parado com falta. Aos 13min, o lateral-direito Daniel Alves conseguiu acertar o ângulo esquerdo do goleiro Rahmati na cobrança, marcando um golaço e abrindo o placar para o Brasil.

Depois disso, a seleção pouco assustou. A melhor chance ocorreu aos 20min. Robinho invadiu a área, se livrou da marcação dos zagueiros e bateu no canto esquerdo, acertando a trave. No rebote, com o gol aberto, Pato chutou de primeira para fora.

Na segunda etapa, Mano Menezes trocou um estreante por outro: saiu Philippe Coutinho e entrou o corintiano Elias. Depois, promoveu também a estreia de Giuliano no lugar de Carlos Eduardo. E logo de cara o Irã quase chegou ao empate. Após cobrança de falta na área, Nekounan conseguiu completar para o gol, mas Ramires tirou a bola de cima da linha, salvando a seleção.

O Brasil reagiu rápido e passou a agredir mais o Irã, principalmente com as chegadas do lateral André Santos pela esquerda. Foi assim que, aos 7min, Pato novamente perdeu um gol incrível. O lateral foi lançado por Robinho e cruzou para Pato que, dentro da pequena área, chutou em cima do goleiro Rahmati.

Insatisfeito com o desempenho da equipe, Mano Menezes fez mais duas mudanças. Nilmar entrou no lugar de Robinho, e Sandro no lugar de Ramires. As alterações funcionaram. Aos 23min, em uma bela triangulação, Nilmar tocou para Elias, que achou Pato sozinho na área. O centroavante tirou do goleiro e marcou o segundo do Brasil.

O volante Wesley também entrou em sua primeira partida com a camisa da seleção, no lugar de Lucas aos 37min. Nilmar também teve uma boa chance aos 30min, mas o goleiro defendeu. Aos 46min, o atacante conseguiu deixar sua marca ao completar lindo cruzamento de André Santos.

O Brasil volta a campo para enfrentar a Ucrânia nesta segunda-feira (11), em Derby, na Inglaterra. Será o terceiro desafio de Mano Menezes nesta fase de reformulação da seleção brasileira.