
A delegação três-lagoense viajou ontem pela manhã para Poços de Caldas (MG), onde disputa entre hoje e domingo, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. Treze enxadristas disputam as categorias 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio, feminino e masculino. A regra (ou ritmo de jogo) concederá 65 minutos de tempo de reflexão para cada jogador realizar cada lance durante as partidas. O campeonato será realizado em seis rodadas, pelo sistema suíço de emparceiramento.
Nomes conhecidos do xadrez de Três Lagoas fazem parte da delegação como os irmãos Luigi e Giovanne Zampieri, Flávia Sirahata Hasegava, Paulo Vicente Berti Neto e Júlia Yumi Ono Nakamura (Confira todos os participantes no quadro). As disputas acontecem no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, na Vila Olímpica. O Congresso Técnico e a abertura da competição estão previstos para as 13hs.
A primeira rodada começa às 14hs. A premiação será feita no domingo, meia hora após o encerramento das rodadas. Receberão troféus os primeiros colocados de cada categoria e medalhas do segundo ao décimo lugar. As cinco melhores escolas também vão receber troféus. A contagem de pontos para a escola será os pontos obtidos pelos alunos de primeiro ao décimo lugar. A instituição de ensino que levar maior delegação, também ganha um troféu.
A premiação oferece ainda, troféu para os cinco melhores Sistemas de Ensino. A contagem de pontos será a mesma feita para as cinco melhores escolas. A direção do evento será de Luciane Sepúlveda Viana. A equipe de arbitragem é composta pelos árbitros Julio Lapertosa Viana e André Luis de Oliveira, além de árbitros auxiliares.