Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (23) céu parcialmente nublado a claro, com névoa seca. A umidade relativa do ar deve manter os níveis críticos da última semana: a previsão é de que fique entre 15% e 20% no período da tarde na maioria das cidades do Estado.
Segundo avaliação utilizada pelo Centro de Monitoramento de Tempo, clima e dos recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), o estado de alerta fica entre umidade mínima relativa do ar entre 12% e 20%. De acordo com a Meteorologista Cátia Braga, a umidade relativa baixa é devido ao sistema de alta pressão que impede a formação de nuvens.
A temperatura continua elevada, com máxima prevista de 38ºC e mínima registrada de 13ºC. Em Campo Grande e na Serra do Maracaju a máxima deve atingir os 34ºC, com mínimas de, respectivamente, 20ºC e 13ºC. A temperatura pode chegar aos 38ºC no Pantanal e aos 13ºC no Sul.
A baixa umidade do ar deve continuar em níveis críticos pelo menos até quarta-feira (25) em Campo Grande. De acordo com o Inmet os níveis de umidade devem oscilar entre 15% e 20% nos próximos três dias.
A temperatura continuará em elevação nos próximos dias. A máxima deve chegar a 35ºC na terça e a mínima a 22ºC na quarta-feira.
Além do forte calor e da baixa umidade do ar, o Inmet alerta para a ocorrência de névoa seca, formada por partículas em suspensão de poeira, fumaça e outros poluentes, dando aspecto acinzentado ao ar.