
A Holanda mostrou a força ofensiva esperada na estreia da Copa do Mundo e venceu nesta segunda-feira (14) a Dinamarca por 2 a 0, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. Com o resultado, a equipe marcou seus três primeiros pontos no Mundial da África do Sul.
Um dos gols da Holanda foi contra. Após cruzamento, Poulsen cabeceou contra o seu próprio gol a 1min do segundo tempo. A bola ainda desviou em Agger antes de bater na trave e entrar.
A Holanda foi melhor durante o confronto, tendo mais posse de bola e mostrando maior qualidade. A Dinamarca quase que exclusivamente se limitou a praticar um futebol de força física, abusando das trombadas e das entradas duras.
A surpresa dinamarquesa foi a escalação do atacante Nicklas Bendtner, que era dúvida, mas começou a partida como titular. No começo do jogo, ele ajudou a Dinamarca a mostrar volume de jogo, mas esse ímpeto não durou muito tempo.
Aos 10min, a Holanda já dominava e deu seu primeiro chute em direção ao gol. O atacante Dirk Kuyt finalizou fraco, mas o goleiro Sorensen quase aceitou mais um “frango” nesta Copa do Mundo.
Nos minutos seguintes, a Holanda manteve maior posse de bola, mas a próxima chance foi da Dinamarca. Após cruzamento aos 27min, Bendtner, que joga no Arsenal, cabeceou perto da trave holandesa.
Mesmo com a oportunidade dinamarquesa, o domínio do jogo ainda era holandês, e o gol parecia apenas questão de tempo. Com toques envolventes e muita velocidade, os holandeses cumpriram a promessa de mostrar um futebol bonito na África.
No início do segundo tempo, surgiu o gol holandês após a lambança da zaga dinamarquesa. À frente do placar, o time laranja passou a atacar cada vez mais.
Dominando o jogo, o time colocou uma bola no travessão em um chute de Wesley Sneijder aos 36min do segundo tempo. Logo em seguida, chegou ao segundo gol. Elia saiu na cara do gol e chutou na trave. No rebote, Kuyt marcou.
No final, Affelay teve a chance de marcar o terceiro gol, mas Poulsen afastou o chute em cima da linha.