Depois de ver os seus dois principais rivais perderem na rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro cumpriu bem o seu papel, derrotou o Goiás fora de casa por 1 a 0 nesta quinta-feira (7), e assumiu a segunda oposição na competição, agora com 51 pontos.
O líder é o Fluminense, com 52. O time carioca poderia ter ampliado a vantagem na dianteira, mas perdeu por 3 a 0 para o Santos, na quarta-feira (6), no Rio de Janeiro. No mesmo dia, o agora terceiro colocado Corinthians foi superado por 2 a 1 pelo Atlético-MG e permaneceu com 49 pontos.
Com a derrota em casa, o Goiás permaneceu com 25 pontos, na penúltima colocação da competição. O time comandado pelo técnico Jorginho está quatro pontos abaixo do Avaí, primeiro time fora da zona de rebaixamento
O Cruzeiro chegou à vitória na partida desta quarta-feira, disputado no estádio Serra Dourada, em Goiânia, graças a um gol contra. Aos 10min do segundo tempo, Montillo fez jogada pela direita e cruzou para a área. Na tentativa de afastar o perigo, Jonílson mandou de cabeça para as redes de Harlei.
Os dois times voltam a campo no domingo (10), pela 29ª rodada. O Goiás recebe o Vitória, às 16h, no Serra Dourada, enquanto o Cruzeiro enfrenta o Fluminense,em Sete Lagoas, no mesmo horário. O confronto ganhou ares de decisão, já que uma vitória em casa pode colocar a Raposa na ponta da tabela.
O início de jogo foi bastante truncado, com as duas equipes encontrando dificuldades para articular alguma ação que levasse perigo às metas de Harlei e Fábio. Com apenas Rafael Moura na frente, o Goiás buscava o momento para encaixar o contra-ataque. Já o Cruzeiro tentava girar a bola, mas também tinha problemas para transpor a defensiva do adversário.
Dessa forma, com 20 minutos de jogo, cada time havia chutado a gol apenas uma vez. O lateral-esquerdo Júnior aproveitou um rebote e bateu forte, com a bola passando à esquerda do goleiro Fábio. No Cruzeiro, o volante Henrique arriscou de fora da área, mas Harlei defendeu com tranquilidade.
A segunda metade do primeiro tempo seguiu o mesmo ritmo. O armador Montillo tentava encontrar um buraco na defesa esmeraldina, mas ao conduzir a bola em demasia sempre esbarrava na marcação.
Aos 42min, o Cruzeiro, enfim, teve uma chance clara para abrir o marcador. Fabrício cobrou escanteio para Thiago Ribeiro na grande área. O camisa 11 ajeitou e mandou para o gol, mas a bola bateu no travessão.
Com a necessidade de vencer, o técnico Jorginho resolveu tirar o Goiás da retranca ao trocar o lateral direito Wendel pelo atacante Otacílio Neto. O jogo ficou menos congestionado no meio-campo, mas as jogadas de ataque continuavam escassas.
Aos 10min da segunda etapa, porém, o Cruzeiro abriu o marcador. Montillo avançou pela direita e cruzou. Na tentativa de afastar o perigo, o volante Jonílson jogou contra o patrimônio e mandou a bola para o fundo das redes de Harlei.
O Goiás acusou o golpe e se mandou para o ataque. Com isso, o Cruzeiro passou a encontrar mais espaços para atacar. Aos 22min, Thiago Ribeiro fez boa jogada pela esquerda, mas chutou por cima do gol.
O Cruzeiro voltou a ameaçar, aos 29min. Thiago Ribeiro saiu da direita para o meio e encontrou o lateral-esquerdo Pablo livre. De fora da área, o camisa 6 bateu forte, obrigando Harlei a fazer grande defesa para evitar o segundo gol celeste.
Utilizando-se do contra-ataque, o Cruzeiro desperdiçou outra ótima oportunidade. Aos 34min, Thiago Ribeiro recebeu pela esquerda e deixou Roberta livre na grande área. Mesmo com o goleiro caído, o jogador cruzeirense bateu em cima do zagueiro e a bola foi para escanteio.