
O Campeonato Amador de Futebol de 2010 chega à sua decisão neste domingo com um sabor especial. Comercial e Tiradentes se enfrentaram em duas oportunidades no decorrer da competição sem que até agora um deles tenha levado vantagem sobre o outro. Foram dois resultados que mostram o equilíbrio do confronto: na primeira oportunidade o placar ficou no zero e na segunda ocorreu o empate pelo placar mínimo, ou seja, 1 a 1. Agora será o “tira-teima”
De um lado o tradicional Comercial, que no próximo ano comemora 80 anos de existência e já conquistou inúmeros títulos e tem como principal motivação o tricampeonato nesta competição. Do outro lado está o Tiradentes, fundado há apenas dois anos e que mostrou competência neste curto espaço de tempo. Ganhou o título da Série “B” no ano passado e neste ano é finalista da principal competição amadora no futebol três-lagoense.
Os presidentes dos dois clubes, que acumulam as funções de técnicos, participaram ontem do jornal RCN Notícias da Rádio Cultura FM e mostraram posições claras e conflitantes até na preferência pela arbitragem no jogo final. Com isso, o presidente da Liga de Futebol, Francisco Barros, o Ceará, precisou realizar um sorteio para definir a questão. Luiz Caiola Neto levou a melhor e apita a decisão.
O clima da decisão está criado tendo de um lado o presidente do Tiradentes, Wilton Alaman que assegura ter uma torcida vibrante em vários bairros da cidade, principalmente na Vila Piloto e no bairro Jupiá, tendo em vista que alguns atletas da equipe moram nestes bairros. João Torres, presidente do Comercial “alfineta” seu adversário dizendo que tem torcida espalhada em toda a cidade, mas é odiado por muitos.
Alaman relutou em escalar seu time com antecedência, alegando que tem alguns desfalques, principalmente no setor defensivo. Já o comandante do Comercial não hesitou e definiu o time que começa jogando com Duda, Fred, Cauê e Zizica; Boi, Niltinho, Wesley e Washington; Garrincha e Bruninho. No banco João Torres terá a disposição Edinho, Wlad, Cisco, Lúcio, João Paulo, Juninho, Luiz e Jônata.
A decisão do Amador de Futebol começa às 10 horas, no Estádio Madrugadão, com portões abertos ao público. Em caso de empate no tempo normal não haverá prorrogação. O campeão será conhecido através das penalidades máximas. Se ao final da série de cinco pênaltis persistir o empate, serão promovidas cobranças alternadas até que se conheça o vencedor.
SEGUNDA DIVISÃO
O título da série “B” do Campeonato Amador servirá de preliminar no Estádio Madrugadão e será entre Juventude e Flamengo, a partir das 8 horas, amanhã. As duas equipes já conquistaram o acesso à divisão principal em 2011, mas querem o título para coroar a campanha deste ano. Adriano César Rodrigues será o árbitro da partida e por acordo das diretorias não houve necessidade de sorteio.