Veículos de Comunicação

Esportes

Desacreditada, Itália inicia defesa do título contra Paraguai

Logo no primeiro confronto, os italianos enfrentarão um dos melhores times sul-americanos da atualidade

Atual campeã mundial, a Itália tem uma verdadeira pedreira pela frente nesta segunda-feira (14), quando medirá forças com o Paraguai, às 15h30 (horário de Brasília), no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, na abertura do Grupo F da Copa do Mundo da África do Sul.

Logo no primeiro confronto, os italianos enfrentarão um dos melhores times sul-americanos da atualidade, que se classificou sem maiores sustos para o Mundial. Eslováquia e Nova Zelândia, que duelam nesta terça-feira (15), completam a chave.

O técnico Marcelo Lippi, comandante do tetracampeonato há quatro anos, conversou com os jogadores sobre a importância de se evitar a afobação diante dos paraguaios. O treinador entende que o rival vai se posicionar atuando no erro do adversário.

– O Paraguai tem um grande time e é um adversário muito complicado de ser batido. Sabemos que vamos entrar em campo pressionados e por isso mesmo toda a atenção será pouca. Vamos precisar ter muita cautela e paciência para encontrar os espaços. Isso tudo sem perder as nossas características, pois o Paraguai tem muita qualidade na frente.

Para o volante Daniele De Rossi, o jogo contra o Paraguai será uma prévia do Mundial.

– Vamos precisar nos superar, assim como teremos que fazer ao longo de toda a Copa do Mundo. Não somos apontados por ninguém como candidatos ao título, mas sabemos que podemos lutar por ele. Por isso mesmo, queremos um grande começo, que seria uma vitória diante do bom time do Paraguai.

Na estreia, a Itália terá o importante desfalque do meio-campista Andrea Pirlo, do Milan, que se recupera de lesão na panturrilha esquerda. O meia Riccardo Montolivo, da Fiorentina, será a aposta do treinador da Azzurra para que o time não perca qualidade no meio de campo.

Pelo lado do Paraguai, o técnico Gerardo Martino adotou a tática de jogar todo o favoritismo para os italianos.

– Quis o sorteio que a gente estreasse enfrentando ninguém menos do que os atuais campeões mundiais. Agora precisamos procurar fazer o nosso trabalho em campo e impedir que o favoritismo da Itália se concretize. Mas temos condições de fazer um bom jogo e obter um resultado positivo.

Martino já definiu quem será o companheiro de ataque de Nelson Vadez. O centroavante Oscar Cardozo, artilheiro do Campeonato Português pelo Benfica, se recuperou de lesão no joelho direito e vai a campo.

O time paraguaio conta ainda com um jogador conhecido dos brasileiros, o zagueiro Julio Cáceres, do Atlético-MG.