O governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) está auxiliando associações de pequenos produtores de diversos municípios de Mato Grosso do Sul. Para o plantio de culturas, os produtores utilizam o calcário agrícola que neutraliza a acidez do solo e aumenta a capacidade produtiva da terra. Com a parceria, as associações compram o calcário e o Estado dispõe de carretas que vão buscar de graça este insumo.
De acordo com o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, os produtores estão comprando o calcário agrícola na região de Bonito e Bodoquena. “O valor do insumo não é alto, mas o frete para levar o produto até as associações quase triplica o custo”, afirmou. A iniciativa é realizada desde 2007 e já beneficiou 557 produtores do Estado com transporte de cerca de 3 mil toneladas de insumo.
No município de Eldorado, por exemplo, a Associação de Pequenos Produtores de Avicultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiros (Atel) já tem melancias germinando em áreas preparadas com o calcário comprado pelos produtores e entregue pelo Estado. Conforme a coordenadora municipal da Agraer, Eliziane Wits, serão entregues naquele município um total de 360 toneladas de calcário. “Já estamos na nossa sexta carreta de um total de 15 que virão com o insumo. Quando o caminhão chega com o calcário já descarrega na área onde serão plantadas as sementes de melancia”, informou.