
Iniciativa do governo do Estado amplia ações que aumentam o número de crianças, adolescentes e jovens das comunidades atendidas pelos projetos que desenvolvem a educação musical por meio de bandas e orquestras.
O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), entregou um kit de instrumentos musicais à 17 corporações musicais de dez municípios. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (3) e reuniu prefeitos, professores e alunos, e contou ainda com apresentações de bandas de fanfarra no Teatro de Arena, no Horto Florestal.
Em discurso, o governador André Puccinelli revelou o apreço que tem pela música e a admiração aos que dominam algum instrumento musical. “Confesso que, quando criança, invejava quem tocava um instrumento de sopro e a habilidade manual dos bateristas”, lembrou.
Puccinelli aproveitou a ocasião para anunciar a pretensão em destinar mais recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) para a compra de mais kits instrumentais que devem contemplar outras Escolas Estaduais, sem citar, porém, valores. “Todos os 78 municípios estaduais merecem receber esse incentivo. Então, adianto que, em breve, serão destinados recursos suplementares para suprir essa necessidade de mais grupos musicais de nosso Estado”, disse.
Foram beneficiadas as seguintes corporações: Instituto Ressoarte e Associação Cultural Santa Clara (Anastácio), Associação Sheckinah (Aquidauana), Escola Estadual Castelo Branco (Bela Vista), Escola Estadual Maria Rita de Cássia e Escola Estadual Profa. Célia Maria Naglis (Campo Grande), Associação Comunitária e Cultural Shalon (Cassilândia), Escola Estadual Gabriel Vandoni (Corumbá), Associação Cultural Domingos Romero Neto (Guia Lopes da Laguna), Escolas Municipais Porfiria Lopes, Valério Carlos, Olinda Brites, Pedro Aleixo, Natalia Moraes e Escola Estadual Catarina de Abreu (Sidrolândia), Banda Municipal de Porto Murtinho e Escola Estadual Dom Aquino (Três Lagoas).