O governo da Síria confirmou hoje (7) que participará da segunda rodada de negociações da Conferência de Paz Genebra 2, em fevereiro. O encontro entre representantes do regime de Bashar Al Assad e da oposição deverá ocorrer no dia 10 deste mês. Os representantes oposicionistas já haviam confirmado presença, depois de se reunirem com o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov.
Oportunidade
Governo da Síria confirma continuidade de negociação de paz
As negociações entre as partes sírias começaram em janeiro deste ano por meio da Conferência Genebra 2 – promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Liga Árabe e pelo grupo de países que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia) e a Alemanha.
O conflito na Síria já deixou mais de 130 mil mortos desde março de 2011, segundo a ONU. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, desde o início das negociações de paz , que começaram no dia 22 de janeiro, pelo menos 1.870 pessoas já foram mortas no país. Ontem (6), foi declarado um cessar-fogo de 72 horas na cidade de Homs, no Oeste do país, que tem sido um dos principais alvos de ataque e de embates entre forças do governo e da oposição.