Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, (FIC/MS), na ordem de 65 mil reais, as escritoras Maria da Glória de Sá Rosa e Albana Xavier Nogueira apresentam, nesta quinta-feira (31), no Museu de Arte Contemporânea (Marco), às 19h30, a obra literária “A Literatura Sul-Mato-Grossense na ótica de seus construtores”.
As autoras ouviram 21 escritores e quatro críticos de literatura num trabalho arrojado em que registraram não apenas os aspectos mais importantes da literatura sul-mato-grossense. A pesquisa, que resultou no livro, resgatou por meio do discurso dos protagonistas da literatura estadual os detalhes, os caminhos, os sonhos, as conquistas e fracassos que marcaram a vida destes escritores.
“Partimos da pressuposição de que para se conhecer e estudar os aspectos mais relevantes da realidade de grupos e/ou comunidades, é necessário, cada vez mais, que sejam ouvidos os protagonistas desse cotidiano, os que guardam, na memória, a história legítima as experiências do dia-a-dia que os ajudam a redesenhar o perfil cultural desta região”, avalia Sá Rosa, proponente do projeto.
O Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura, (FCMS) investiu na literatura estadual R$ 700.700,50 nos últimos três anos, com recursos destinados a projetos da sociedade civil, por meio do FIC/MS. O investimento resultou na publicação de obras de extrema importância para o resgate da história de Mato Grosso do Sul; ao todo 21 autores regionais foram contemplados.