A partir do salário de janeiro, os contracheques de servidores públicos e de pensionistas não terão mais a senha de consignação, utilizada para empréstimos bancários com desconto direto no salário. Modalidade de operação que tem os juros mais baixos do mercado (26,1% ao ano, em novembro) e que este ano teve uma expansão de 28,1%.
Por questões de segurança para o próprio usuário, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão resolveu não imprimir mais a senha para consignações no contracheque. O número ainda consta na folha de pagamento deste mês, que será creditado na próxima segunda-feira (3), primeiro dia útil de 2011.
A senha no contracheque de dezembro valerá, portanto, para eventuais solicitações de empréstimo consignado durante o mês de janeiro. Mesmo assim, o usuário deve desbloqueá-la por meio da Central de Serviços do Serpro, com validade só por 30 dias, de acordo com o comunicado da Secretaria de Recursos Humanos (SRH/MP) a todos os órgãos da Administração Pública Federal.
A partir do dia 1º de fevereiro, a senha só será obtida pelo portal Siapenet e não haverá necessidade de desbloqueio. Os servidores e beneficiários de pensão que ainda não utilizam o Siapenet devem procurar sua unidade de pagamento para cadastrar um e-mail. A seguir, podem se cadastrar no próprio portal Siapenet (www.siapenet.gov.br).
Para isso, basta acessar o endereço eletrônico citado, entrar no módulo “servidor” ou “pensionista”, informar a identificação única (impressa no alto do contracheque) e clicar no botão “avançar”. Depois, deve preencher os dados cadastrais solicitados e gerar a senha de autorização de uso do Siapenet. Em seguida, é só clicar em “consignações” e em “gerar senha de consignação”, que será enviada para o e-mail cadastrado.