A pesquisa “Hábitos de Consumo em Mato Grosso do Sul”, realizada pelo Sebrae, será lançada no dia 22 de julho, na abertura oficial da Feira do Empreendedor, que acontece no Albano Franco, em Campo Grande, até o dia 25. O levantamento inédito traça as características e comportamentos dos consumidores do Estado e estará disponível aos visitantes durante os quatro dias de evento.
A pesquisa foi realizada com pessoas de todas as regiões do Estado. Foram entrevistados desde crianças até idosos de diferentes classes sociais. Os resultados, segundo o diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, trazem informações valiosas para que o empresário conheça bem o mercado em que atua. “Não conhecer bem o segmento onde trabalha é um dos maiores problemas no mundo empresarial. A pesquisa auxilia o empreendedor a saber como seu cliente se comporta nas suas decisões de consumo”, destaca Mendonça.
O acesso à pesquisa estará disponível durante toda a Feira no estande “Conheça Mais Seu Cliente”, dentro do espaço de Orientação Empresarial. Quatro computadores estarão disponíveis para o visitante que queira consultar os resultados e consultores irão auxiliar os empreendedores com as informações trazidas pelo levantamento. Todos os dias também haverá palestras explicativas sobre as tendências de consumo.
O consultor empresarial Carlos Henrique Silva ressalta que toda pesquisa de mercado reúne informações estratégicas para quem tem ou vai abrir uma empresa. “Conhecer o potencial do mercado onde vai atuar, determinar o público alvo e saber como atingi-lo. Essas são as informações que o empresário precisa e vai encontrar na Feira”, informa.
No geral, as pesquisas podem apontar informações para o realinhamento de uma empresa. Com ela em mãos, o empreendedor pode incluir alguns produtos, excluir outros ou ainda readequar seus serviços. Outro conhecimento, que, segundo Carlos Henrique, não pode faltar ao empresário é sobre os melhores canais de comunicação entre a empresa e o cliente, pois o que é mais eficiente para determinado grupo não é para outro. “A falta de informação ainda é um empecilho para a sobrevivência das empresas”, diz o diretor superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça, que ressalta a busca por conhecimento como qualidade empreendedora.