
Para vendedores e prestadores de serviço de Mato Grosso do Sul a chegada de 2012 anunciou também o ingresso na formalidade. Ao menos é o que aponta o levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/MS).
De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro, nos três primeiros dias do ano, o Sebrae de Campo Grande recebeu 280 empreendedores em busca de informação. Desses, 120 estavam em busca da formalização. Em Três Lagoas não foi diferente: nas primeiras 72 horas de 2012, 15 empreendedores informais procuraram a agência para se transformarem em Empreendedores Individuais (EI).
Este foi o caso de Otávio Ferreira Fernandes Júnior, de 26 anos. O empresário do ramo de fabricação de biscoitos caseiros deu entrada na formalidade há uma semana. O motivo não foi dos mais animadores. Otávio foi parado pela polícia quando viajava para entregar os produtos devido à falta de notas fiscais, mas, de acordo com ele, a blitz valeu a pena no final.
“Depois disso procurei o Sebrae. Acredito que esta mudança só trará benefícios. Agora, vou poder vender para clientes que antes não conseguia, por não ter notas nem CNPJ”.
O empreendedor está no mercado há um ano e meio. Os biscoitos caseiros “Delícia da Vovó” atendem a uma média de 180 a 200 clientes distribuídos na Região do Bolsão e do interior do Estado de São Paulo. Para isso, é mantida uma produção de 70 fardos por dia, o que corresponde a uma média de 1,3 mil fardos ao mês do produto.
A expectativa do empresário é de que, no próximo ano, ele retorne ao Sebrae como microempreendedor. “O meu objetivo é este e acredito que temos condições de alcançá-lo. A intenção é adquirir mais equipamentos e dobrar a produção até o fim do ano”, disse Otávio.
CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DO POVO DESTE SÁBADO 07 01 2012