São mais de 60 mil bolsas de estudo disponíveis para o segundo semestre deste ano, no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições começaram nesta terça-feira. Serão oferecidas 60.488 bolsas de estudo, sendo 39.113 integrais e 21.375 parciais – de 50% da mensalidade – em 1.255 instituições de ensino superior.
Poderão concorrer às bolsas somente os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009 e alcançaram no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame.
Segundo Emileide L. da Costa, educadora e tutora do Portal Educação, os alunos devem ficar atentos ao prazo. “As inscrições vão até o dia 19 e será feita exclusivamente pela internet”, enfatiza a tutora. O candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição. Para efetuar sua inscrição, o estudante deverá informar seu número de inscrição no ENEM e seu CPF.
Os estudantes que desejam se cadastrar para tentar obter bolsas integrais devem ficar atentos às instruções, pois esse recurso só vale para aqueles que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Além de ter feito o ENEM 2009, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter frequentado na condição de bolsista integral.