Veículos de Comunicação

Oportunidade

INSS começa a pagar a primeira parcela do 13º salário

Aposentados, pensionistas e aqueles em auxílio-doença poderão sacar o abono junto com o pagamento de agosto

A partir desta quarta-feira (25) o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começa o calendário de pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e para aqueles que estejam em auxílio-doença. O benefício estará disponível para saque pelos segurados entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

O INSS liberará a antecipação junto com o pagamento referente ao mês de agosto. A liberação, que acontecerá nesse período de dez dias, será distribuída da seguinte forma: valores de até um salário mínimo são pagos nos cincos últimos dias úteis do mês em curso e nos cinco primeiros dias do mês seguinte; acima do mínimo, seguem o cronograma a partir do primeiro dia do mês seguinte.

O valor da primeira parcela do 13º salário para a maioria dos beneficiários é de 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor é proporcional a quantidade de meses. Por exemplo, um auxílio-doença iniciado em janeiro terá o abono pecuniário calculado sobre oito meses. O segurado receberá metade deste valor. O restante recebe em dezembro ou quando encerrar o benefício, se ocorrer antes.

Não têm direito ao 13º salário o amparo previdenciário do trabalhador rural, a renda mensal vitalícia, o amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, o auxílio-suplementar por acidente de trabalho, a pensão mensal vitalícia, o abono de permanência em serviço e a vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora.

Serviço: Informações através da central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.