Veículos de Comunicação

Oportunidade

Investimentos em Perícia Criminal proporcionam avanços para o setor da Segurança Pública

Outros equipamentos que entram na lista de novos recursos para a perícia são o scanner radiográfico, que é portátil e substitui o raio-x em alguns casos

No próximo sábado (4) é lembrado o Dia do Perito Criminal Oficial e na avaliação do coordenador Geral de Perícias do Estado, Alberto Dias Terra, o profissional que atua em Mato Grosso do Sul tem muito a comemorar devido aos importantes avanços que o governo do Estado tem proporcionado através de investimentos para a atuação da perícia criminal.

“Com o apoio do governo do Estado e convênios firmados com o governo federal, a perícia tem evoluído bastante através da compra de equipamentos mais modernos e obras de reforma e ampliação nos prédios que compõem a Coordenadoria Geral de Perícias”, observa Alberto que também é perito criminal.

“Entre estes novos investimentos, apenas com uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estamos recebendo mais um micro-comparador balístico para as análises periciais e câmaras frigoríficas para o Instituto Médico Legal (IML) de alguns municípios do interior. Também foram adquiridas 15 maletas de locais de crime, equipadas com vários recursos importantes para o perito que vai analisar as cenas de crime”, lembra.

Outros equipamentos que entram na lista de novos recursos para a perícia são o scanner radiográfico, que é portátil e substitui o raio-x em alguns casos, e a luz forense multispectral utilizada para detectar fluidos biológicos em cenas de crime, como esperma, sangue ou mesmo pegadas.

“Tudo isso além da nossa reforma que é uma readequação necessária após a criação de alguns novos núcleos”, afirma o coordenador. O Instituto Médico Legal terá uma readequação que estabelece uma nova sala para atendimento da mulher vítima de violência, mais um consultório e uma sala para tratamento de ossos.

“Estamos ainda com 51 novos peritos em formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol), destes 33 são peritos criminais. Existe a necessidade da contratação de médicos legistas e isso já está em negociação para abertura de concursos”, diz Alberto.

A CGP se expande também no interior. De acordo com coordenador Geral de Perícias, Dourados será o próximo município a receber uma nova Unidade Regional de Perícia. Atualmente a unidade funciona junto com a Delegacia de Polícia Civil da cidade. Outros municípios que receberão novas Unidades de Perícia são Três Lagoas, Coxim e Nova Andradina.

“No tocante a aspectos sociais, temos repensado nosso trabalho porque aqui temos um acervo muito grande de conhecimento então buscamos repassar para a comunidade. Estamos fazendo palestras com alunos, levando os peritos daqui para as escolas e orientando, entre outras coisas, sobre cédulas falsas e a importância da preservação de locais de crime. É a perícia fazendo um trabalho preventivo neste projeto que já é desenvolvido de forma experimental em uma escola no bairro Mata do Jacinto mas que queremos expandir”, completa o perito.