Veículos de Comunicação

Esportes

Liga dos Campeões começa nesta terça-feira

Oito jogos abrem a primeira rodada da competição

-
-

Após quatro meses de espera, a Liga dos Campeões volta a campo com tudo. A fase classificatória, inchada com clubes dos mais diversos, foi realizada durantes os últimos dois meses.

Agora, sobraram os 32 melhores times do futebol europeu, que se degladiam em oito grupos, fazendo jogos de ida e volta. Os dois melhores avançam às oitavas-de-final. O Placar FI acompanhará tudo de perto, e para quem curte futebol europeu, basta acompanhar o site para relatos de todas as partidas assim que elas terminam. Imperdível!

Forma de disputa
Com o final da primeira fase, os clubes vão se enfrentando no formato mata-mata até a final, disputada através de jogo único, em campo neutro. O principal critério de desempate na fase de mata-mata é o gol marcado fora de casa.

Em caso de empate na finalíssima, o jogo vai para a prorrogação. Persistindo a igualdade, pênaltis.

Maiores campeões
A competição é realizada desde 1955 e tem como maior campeão o Real Madrid, detentor de nove títulos. Logo atrás vem o Milan, com sete, e o Liverpool, com quatro conquistas. Este último não participará da edição deste ano. Os Reds fizeram má campanha no Campeonato Inglês da temporada passada e terão que se contentar com a Liga Europa.

Outros times que merecem menção são Bayern de Munique, Ajax, Barcelona, Manchester United e Internazionale. Os três primeiros ostentam quatro conquistas, enquanto que os outros dois tem três. O último inclusive é o atual campeão, tendo vencido o Bayern de Munique por 2 a 0 na final da temporada passada, realizada em maio, no Estádio Santiago Bernabeu – casa do Real Madrid.

A nata do futebol mundial
Para quem não sabe, a Liga dos Campeões é a nata do futebol mundial. Nela, encontram-se os clubes mais ricos e poderosos do mundo. Cada um deles conta com um elenco de estrelas de nível internacional, buscando provar seu valor em um torneio dos mais glamourosos.

Nesta edição, craques como Ibrahimovic, Robinho, Robben, Müller, Villa, Pato, Messi, Sneijder, Cristiano Ronaldo, Lampard, Drogba e muitos outros poderão desfilar seu futebol em busca do título maior no Velho Continente. Além disso, os treinadores também dão um show à parte.

Figuraças como José Mourinho, Rafa Benitez e Josep Guardiola tentarão levar seus respectivos times – Real Madrid, Inter e Barcelona – ao título da competição continental, que tem hino e bola próprias.

A final
Como de costume, a final da Liga dos Campeões, ou UEFA Champions League para os puristas, é realizada em praça neutra. O local escolhido para a decisão desta temporada foi o lendário Estádio de Wembley, em Londres. O gigante britânico foi inaugurado em 2007, sendo construído em cima do antigo Wembley.

Casa da seleção inglesa e das finais das Copas pela temporada inglesa de futebol, o Wembley custou mais de 1 bilhão de dólares para ser construido e tem capacidade para 90 mil pessoas. A final acontecerá no dia 28 de maio de 2011.

Ao que interessa…
Não dá para falar de Liga dos Campeões sem falar dos jogos. Nesta terça-feira, oito partidas abrem a primeira rodada do torneio. Pelo Grupo A, o atual campeão holandês, Twente, encara a detentora do título continental, Inter, jogando em casa. Enquanto isso, Werder Bremen e Tottenham medem forças na Alemanha.

No Grupo B, Lyon e Schalke fazem duelo equilibrado no Stade Gerland, em solo francês. O Lyon chegou às semifinais na temporada passada, mas não resistiu ao ímpeto do Bayern de Munique, que acabou sendo vice-campeão. Já o Schalke tenta se recuperar da má campanha que faz no certame nacional para estrear com o pé direito. O outro jogo do grupo envolve Benfica e Hapoel Tel Aviv, de Israel.

Manchester United e Glasgow Rangers fazem confronto de rivalidade pelo futebol britânico. O duelo é válido pelo Grupo C e envolve um time inglês e outro escocês. Para quem conhece a história dos dois países, dá para entender que os torcedores das duas equipes não se suportam e um duelo Inglaterra-Escócia no futebol é tão disputado quanto Brasil e Argentina. Na Turquia, o Valencia, de volta à competição após ter ficado de fora na temporada passada, visita o Bursaspor, uma das principais surpresas na edição deste ano.

Pelo Grupo D, é hora do Barcelona desfilar seu ataque dos sonhos ao receber o Panathinaikos, no Camp Nou. Messi e Villa, com Xavi e Iniesta na marcação. Trata-se da base da seleção espanhola, com o melhor jogador do mundo na meia e um toque brasileiro nas laterais – Daniel Alves pela direita e Adriano pela esquerda. Em solo dinamarquês, Copenhagen e Rubin Kazan dão início a uma interessante briga para saber quem será o segundo colocado do grupo. Ao menos num primeiro momento, o primeiro posto parece destinado ao Barça.

Todas as partidas acontecem às 15h45, no horário de Brasília.

Tem mais!
Mais oito partidas encerram a primeira rodada nesta quarta-feira. Assim como na terça, todas começam às 15h45. O recordista de títulos Real Madrid entrará em campo sob a tutela de José Mourinho, quando recebe o Ajax. Outra partida de destaque fica para Bayern de Munique e Ajax – alemães e holandeses voltam a despertar sua rivalidade dentro de campo.