Veículos de Comunicação

Oportunidade

Novo comando da Eldorado Brasil assume neste mês

Rogério Peres será o novo presidente da Eldorado Brasi e deve assumir o cargo nos próximos dias

O executivo da J&F Holding, controladora do grupo JBS Friboi, Rogério Peres, será o novo presidente da Eldorado Brasil, fabricante de celulose que está se instalando em Três Lagoas (MS) e tem como sócios a própria holding e a MCL Empreendimentos, do empresário andradinense Mário Celso Lopes. O executivo assumirá o cargo no início de dezembro, embora seu nome tenha sido referendado em assembléia geral extraordinária (AGE) ocorrida há mais de um mês.

O posto já foi ocupado por Mário Celso Lopes e, desde agosto, era atribuído pela J&F a Sérgio Almeida, que foi contratado pela Eldorado Brasil para a diretoria comercial da companhia. Por meio da assessoria de imprensa, a Eldorado confirmou a mudança no comando.

De acordo com Lopes, Sérgio Almeida ocupou oficialmente a presidência do projeto durante o momento de "dissidência acionária". "Legalmente e conforme o que está registrado na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, eu fui presidente da Eldorado até outubro", conta o empresário.

Com a chegada de Peres à empresa, Sérgio Almeida, que foi integrante da direção da VCP (Votorantim Celulose e Papel), se dedicará à estruturação da área internacional da Eldorado, como diretor comercial.

No mesmo mês, os sócios da Eldora Brasil, sacramentaram aumento de capital de R$ 100 milhões, que resultou na diluição da fatia de Lopes na companhia. "Vendi 25% das ações para a J&F", afirma. Como resultado, o empresário passou a deter 25% do empreendimento, ante 75% da holding.

No dia em que foi oficializado o aumento de capital, a J&F indicou Peres à presidência da empresa, conforme consta em ata de assembléia geral extraordinária (AGE) realizada na sede da empresa, em Três Lagoas, às 7 da manhã de 21 de outubro.

O relacionamento entre os sócios ficou estremecido no período da negociação envolvendo a nova estrutura acionária e deu origem a rumores de que um deles poderia deixar a sociedade. "Agora, está tudo resolvido", garante Lopes.

Foi justamente nesse período que foram anunciadas mudanças no comando das duas empresas que têm Lopes e a J&F como acionistas: a Eldorado e a Florestal Brasil, empresa de reflorestamento que tem ainda como acionistas os fundos de pensão Funcef (dos funcionários da Caixa Econômica Federal – CEF) e Petros (da Petrobras), e o fundo Vitória Asset Management.

A troca de comando na Eldorado vem no momento em que a companhia fechou um dos maiores contratos de compra de equipamentos para produção de celulose já firmados pela indústria brasileira. A empresa encomendou o pátio de madeira, linha de fibra, duas secadoras, uma unidade de licor branco, caldeira de recuperação e linha de evaporação para a unidade fabril que entra em operação em novembro de 2012, em contratos que, juntos, estão estimados em quase R$ 2,5 bilhões.