Veículos de Comunicação

Esportes

São Paulo precisa dos pênaltis para eliminar Universitário e avançar na Libertadores

Rogério Ceni perdeu a sua cobrança, mas defendeu dois chutes do time peruano

Após muito sofrimento, o São Paulo venceu o Universitário (Peru) na disputa por pênaltis por 3 a 1 e avançou para as quartas de final da Copa Libertadores. A equipe brasileira pressionou muito no tempo regulamentar, perdeu várias chances e a partida terminou empatada por 0 a 0.

Como o resultado foi o mesmo do jogo de ida, na última quarta-feira (28) , a decisão do classificado para a fase seguinte foi nos pênaltis.  Rogério Ceni perdeu para o São Paulo, mas Alva, Galván e Labarthe desperdiçaram as cobranças para o time peruano e decretaram a vitória do time brasileiro.

Agora, o Tricolor terá uma chance de se vingar do Cruzeiro na próxima fase. A equipe mineira, que bateu o Nacional-URU por 3 a 1 no jogo de ida e pode até perder por um gol de diferença na quarta-feira (5), em Montevidéu, eliminou o time paulista na Libertadores de 2009 justamente nas quartas de final.

Apesar de ter treinado a semana inteira como titular, o atacante Washington foi barrado e Fernandinho começou jogando. Os problemas no ataque são-paulino continuaram, no entanto. A primeira boa oportunidade surgiu apenas aos 18min, em jogada de bola parada. Hernanes cobrou escanteio da esquerda, o goleiro Llontop saiu muito mal e Rodrigo Souto cabeceou no travessão.

Aos 31min, outra boa jogada tricolor. Marlos recebeu na entrada da área, preferiu finalizar em vez de cruzar para Dagoberto que estava livre, e o goleiro Llontop defendeu.

Como o São Paulo não conseguia transformar o domínio em vantagem no placar, o Universitário se assanhou e assustou aos 38min. Após receber na esquerda, Alva passou por Alex Silva e cruzou. Miranda tirou para escanteio.

Nos cinco minutos finais do primeiro tempo o São Paulo teve mais duas oportunidades de fazer o primeiro gol, mas falhou na finalização em ambas. Aos 41min, Marlos tocou para Cicinho dentro da área. O lateral cruzou forte, mas Llontop espalmou e Galván tirou. Três minutos depois, Fernandinho invadiu a área pela esquerda, cruzou para trás e a defesa do Universitário afastou.

Com a ineficiência do São Paulo na etapa inicial, o técnico do São Paulo tirou o meia Jorge Wagner para colocar o atacante Washington. Assim, o time passou a jogar com três atacantes. E a primeira boa chance com a nova formação foi incrivelmente desperdiçada aos 7min. Hernanes fez belo lançamento para Dagoberto na direita. O atacante cruzou e Marlos, livre em frente ao gol, chutou no travessão.

Aos 18min, Washington participou de outra boa jogada. Cicinho recebeu na direita, tocou para o atacante, que atuou como pivô e devolveu para o lateral, que recebeu em impedimento.

O festival de chances perdidas continuou aos 21min em jogada que teve a participação do trio de ataque. Fernandinho recebeu na esquerda e cruzou para Washington, que foi travado na hora da finalização. No rebote, Llontop defendeu o chute de Dagoberto.

Aos 33min, O São Paulo ainda perdeu mais uma chance. Após receber passe de Dagoberto, Fernandinho chutou em cima de Llontop. No rebote, cruzou para a área e o Washington pegou muito mal e finalizou por cima.

Nos pênaltis, Rogério Ceni perdeu a sua cobrança para o São Paulo, enquanto Hernanes, Marcelinho Paraíba e Dagoberto marcaram. Ramirez fez o único gol do time peruano.