Depois de uma polêmica decisão da organização, que chegou a anunciar a desclassificação do brasileiro, Leonardo de Deus foi confirmado como vencedor dos 200 metros borboleta dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, nesta segunda-feira (17) no Centro Aquático.
Leonardo ficou com o ouro, ao completar a prova em 1m57s92, e teve a companhia no pódio de Kaio Márcio, terceiro colocado, com 1m58s78. Já a medalha de prata ficou com o norte-americano Daniel Madwed, com 1m58s52.
Leonardo viveu momentos de angústia quando sua desclassificação foi anunciada por conta do nome de um patrocinador estar estampado em sua touca. "Este é o meu primeiro Pan. Foi difícil chegar até aqui. Por isso, chorei quando soube da minha desclassificação. Foram momentos de muita tensão", comentou.
Quando a decisão foi revertida, o brasileiro chorou novamente, só que de alívio. "Todo mundo viu que eu ganhei a prova, bati em primeiro. Seria muito triste perder a medalha de ouro por falha da organização. Passei pela área de fiscalização e ninguém apontou qualquer problema. Com certeza, foi a medalha mais sofrida do Brasil no Pan. Mas agora é comemorar e pensar nas outras provas que vou nadar", completou Leonardo.