O superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Luiz David Figueiró, acompanhado do coordenador técnico do Mistério da Pesca, Celso Benites, esteve nesta terça-feira,em Aparecida do Taboado para fazer uma visita técnica e discutir a implantação do parque aquícola.
Maracaju
Superintendente da pesca faz visita técnica em Aparecida
Luiz David Figueiró, durante o encontro, propôs levar o evento ?Semana do Peixe? para Aparecida do Taboado
Primeiramente, Figueiró e Benites estiveram na Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, onde reuniram com a diretora de Fomento Agropecuário, MeiriMiura e com a diretora de Indústria, Dulce Lima, para analisar e determinar a próxima etapa do projeto, que compreende o treinamento dos pescadores artesanais contemplados. Ficou definido que os beneficiados serão capacitados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).
Em reunião com o prefeito José Robson Samara, Figueiró e o chefe do Executivo falaram sobre a valorização da pesca e a importância de inserir projetos para a inclusão do “Taboadão Tucunaré” – evento realizado em Aparecida do Taboado e conhecido nacionalmente como o maior do Brasil – no calendário nacional de eventos, em data próxima à “Semana do Peixe”, que ocorre no Estado. Figueiró se dispôs em trazer a “Semana do Peixe” para o município, devido à futura instalação do Parque Aquícola. O prefeito aproveitou a oportunidade para esclarecer a preocupação com a classe e ressaltou total apoio a projetos em favor à piscicultura.
Conforme explicou Celso Benites foram feitos estudos na área por três anos e chegou-se a conclusão de que Aparecida do Taboado é altamente viável para a produção do pescado. “Este Parque inicialmente beneficiará 72 pescadores artesanais. Temos primeiramente 20 atendidos de imediato e outros 52 para serem contemplados em um futuro próximo”, falou.
A “Aquavila”, como denominou Benites, terá 200 tanques-redes, sendo 10 unidades para cada pescador se responsabilizar. A implantação dos tanques-redes, adiantou, provavelmente deva ocorrer no início do segundo semestre de 2014. Já os treinamentos para os pescadores têm previsão de começar no mês de abril.