
Um zagueiro para o lugar de William, um atacante para a reserva de Ronaldo, um meio-campista com as características de Elias e um jogador de velocidade para os dois lados do campo. Tite, treinador do Corinthians, confirmou nesta terça-feira que esses quatro perfis de jogadores é que preenchem a lista de reforços do clube para 2011.
Até aqui, a única contratação oficializada foi a de Wallace, zagueiro do Vitória que também atua como volante. Além dele, o elenco tem seis nomes que retornam de empréstimo entre as novidades: Diego Saccoman (defensor, estava no Ceará), Marcelo Oliveira (lateral esquerdo, estava no Prudente), Moradei (volante, estava no São Caetano), Éverton Ribeiro (meia, estava no São Caetano), Morais (meia, estava no Bahia) e Edno (meia e atacante, estava no Botafogo).
Abaixo, confira a explicação de Tite para cada um dos reforços que pretende contar e também quais são os favoritos:
Zagueiro
Perguntado se prefere um zagueiro rápido e jovem ou um experiente e mais técnico, Tite disse que tentará unir as duas características. "Se pudermos associar o comando e a experiência, o comando e o posicionamento do William, com mais velocidade, é melhor", definiu.
Favorito: Manoel (Atlético-PR)
Correndo por fora: Edu Dracena (Santos)
Meio-campista
É aparentemente a prioridade menor do momento, já que Ralf e Jucilei despontam como os volantes titulares e o sistema 4-2-3-1, com Jorge Henrique, Bruno César e Dentinho em linha de armadores, deve ser retomado e a saída de Elias não causa tantos problemas. Até por isso, os perfis de reforços são diferentes, mas todos estão distantes.
Favorito: Cristian (Fenerbahce)
Correndo por fora: Alex (Spartak de Moscou)
Ponta
O Corinthians não perdeu nenhum jogador dessa função, mas essa é uma carência identificada por Tite no elenco. Jorge Henrique e Dentinho são os titulares e não há um reserva que seja atacante de origem – as soluções seriam deslocar Bruno César ou Morais. Elias, dos juniores, será observado após a Copa São Paulo.
Entretanto, William do Figueirense está bem perto de ser oficializado. Marcinho, do Qatar SC, poderia fazer essa função ou mesmo a de armador. "Isso nos faltou em momentos importantes no ano passado e ficamos sem essa opção", explica.
Favorito: Marcinho (Qatar SC)
Correndo por fora: William (Figueirense) e Maikon Leite (Santos)
Centroavante
É a prioridade, já que Ronaldo certamente será poupado em muitos momentos e começa a pré-temporada atrasado em relação ao restante do elenco. Adriano é carta fora do baralho e a liberação de Luís Fabiano também é improvável. Tite prefere um jogador como Iarley, que possa fazer todas as funções do ataque, e não um homem de área como Souza, que não combina com Ronaldo.
"Quero as duas coisas. Um jogador que me permita jogar no lugar do Ronaldo, mas que jogue com ele quando não estiver. Tem que ter mobilidade e não dois fincados. Precisa preencher ambos requisitos", define. William, do Figueirense, tem essa característica, mas não é visto como camisa 9 com potencial para ser titular imediatamente.
Favorito: William (Figueirense)
Correndo por fora: Adriano (Roma) e Luís Fabiano (Sevilla)