Veículos de Comunicação

Editorial

Três Lagoas também quer ter a Rede Fácil

Editorial do Jornal do Povo deste sábado (5), destaca a importância de Três Lagoas tem um serviço tipo Poupa Tempo

Três Lagoas é a terceira maior cidade de MS - Foto: Arquivo
Três Lagoas é a terceira maior cidade de MS - Foto: Arquivo

A Rede Fácil é um serviço de atendimento ao cidadão, criada aqui em Mato Grosso do Sul pelo governo estadual, para propiciar facilidades aos cidadãos que buscam serviços dos órgãos públicos estaduais para a emissão de documentos, tais como: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, além de atendimento pelo Procon MS, serviços de pagamento por emissão de guias e impostos pela Agenfa – Agência Fazendária do MS, Sanesul, entre outros.

A Secretaria de Estado de Administração é a responsável pela gerência do funcionamento desses serviço, concentrado em um só local, facilitando, sobremaneira, a vida daqueles que precisam do atendimento de órgãos públicos. A Rede Fácil há anos está instalada em Campo Grande com várias unidades e em Dourados. Passa da hora a sua instalação em Três Lagoas em lugar de fácil acesso à população. É sabido que este serviço possibilita o agendamento prévio daqueles que buscam uma providência da administração estadual e que pode, também, agregar serviços de entidades não governamentais.

A celeridade para a expedição e urgência da nova carteira de identidade nacional, conforme o novo modelo estabelecido pelo governo federal, tem remetido muitas pessoas para a unidade do Poupa Tempo instalado pelo governo paulista na vizinha cidade de Andradina, que emite e entrega esse documento em seguida ao requerimento, preenchidas as formalidades de praxe. Três Lagoas carece de um serviço dessa natureza considerando que vive um processo migratório, por conta da chegada constante de novos moradores, os quais buscam novas oportunidades de trabalho.

No âmbito do Detran, seria reduzido o dispêndio de tempo do interessado, que teria facilitada a renovação da carteira nacional de habilitação, a emissão anual do certificado de registro e licenciamento do veículo de porte obrigatório e o pronto pagamento das respectivas taxas. Interessante, seria que os serviços da Rede Fácil, também contemplassem a emissão de certidão de antecedentes criminais, consulta gratuita de títulos protestados, consulta de regularidade com a Justiça Eleitoral, e até mesmo, o agendamento de exames na rede municipal saúde para a população idosa, criando dessa forma mais facilidades.

Portanto, se instalada em Três Lagoas a Rede Fácil de atendimento à população pela administração estadual, certamente, faria a cidade ganhar mais um item que atesta indicador de qualidade de vida daqueles que aqui residem. Seria, também, mais um facilitador à camada da população que não tem acesso aos sistemas informatizados e que não tem ao seu alcance um computador de uso pessoal. Enfim, entre tantas facilidades que este serviço propiciará é certo que facilitará a vida das pessoas. Vamos torcer em tempos de vida digital e saudável para que chegue com brevidade em Três Lagoas os serviços da Rede Fácil, gerida pela Secretaria de Administração do Governo de Mato Grosso do Sul.