Nos últimos três anos e quatro meses morreram em Três Lagoas 10 pessoas vítimas da doença, ou seja de cada quatro meses, uma pessoa morre no município.
O óbito confirmado recentemente pela Secretaria Estadual de Saúde, demonstra que Três Lagoas continua sendo uma das feridas crônica do estado de Mato Grosso do Sul, quando o assunto é combate a Leishmaniose. Nos últimos três anos e quatro meses morreram em Três Lagoas 10 pessoas vítimas da doença, ou seja de cada quatro meses, uma pessoa morre no município.
Segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde, no estado a doença já matou 62 pessoas de 2006 até o dia 29 de maio de 2009, sendo que destes casos, 10 óbitos foram registrados em Três lagoas. Isso representa 16,1% dos casos registrados nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul.
Com relação aos casos da doença, o Estado registrou um total de 880 pessoas infectadas, sendo que no município foram 151 casos, envolvendo o mesmo período, o equivale a 17,1 do total registradas nas demais cidades.
Dados da prefeitura
Embora de maneira, que aparentemente é tida como tímida, o município tem tentando realizar ações eficazes para reverter esses números. Uma delas foi a Operação Cidade Limpa. As atividades foram divididas em duas etapas, sendo que a 1ª corresponde ao período de 14 à 20 de abril, e a 2ª etapa é referente aos dias 28 abril à 04 de maio.
De acordo com a prefeitura revela que foram distribuídos panfletos e folders informativos de porta em porta com o objetivo de chamar a atenção da população e conscientizar os moradores da importância de se aderir à campanha. Ao todo foram entregues mais 35.046 panfletos informativos.
Além da distribuição de informativos sobre a campanha, também foram entregues à população sacos plásticos. Os sacos são utilizados para reunir o material de descarte e facilitar o manejo do lixo por parte do morador e das equipes de limpeza.
Foram colocadas um total de 38 caçambas coletoras de lixos distribuídos em pontos estratégicas da cidade.Durante a realização dos trabalhos, algumas ações das equipes não puderam ser executadas. Algumas residências não puderam ser vistas porque encontravam-se fechadas.