Uma pesquisa comparou a sibutramina – um remédio para emagrecer – à Pholia Negra – um fitoterápico – e sugeriu que os dois podem ter o mesmo potencial para reduzir o peso das pessoas.
O estudo pré-clínico foi feito com ratos nos laboratórios da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da professora Maria Martha Bernardi.
Os pesquisadores engordaram os ratos e os dividiram em dois grupos; um tomaria a Pholia Negra e o outro receberia a sibutramina. Ao fim de um mês, os dois grupos tinham emagrecido na mesma medida.
“O que a gente fez foi um estudo pré-clínico”, ressaltou Bernardi. “É um estudo com animais para prever efeitos no ser humano”.
A Pholia Negra é um extrato natural de várias ervas brasileiras. Seus produtores afirmam que ela aumenta a sensação de saciedade porque retarda a digestão. Hoje, a substância é registrada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um insumo e, na teoria, pode ser consumida como complemento alimentar, mas não como remédio.
A sibutramina, por sua vez, está na mira da Anvisa. Em fevereiro, o órgão manifestou interesse em proibir remédio e outros três inibidores de apetite – femproporex, dietilpropiona e mazindol – porque os efeitos colaterais seriam superiores aos benefícios adquiridos. Esses emagrecedores podem ser banidos no país ainda em 2011.