Têm uma entrevista de emprego marcada e, não sabe como se portar? Ou dúvidas sobre roupas e currículo? Saiba que o primeiro passo para se sair bem é a segurança. Estar seguro sobre aquilo que vai falar e, sobre seus objetivos é fundamental. “Não é o nervosismo que o entrevistador vai analisar, pois isso é normal, todos ficamos, mas sim a postura insegura do candidato, a indecisão e imprecisão nas informações”, explica a analista de recursos humanos do Grupo RCN de Comunicação Julene Dal Libero.
A segunda dica é não falar em gírias e palavrões e, também prestar atenção para não abusar do português coloquial. É importante ressaltar também, que não é preciso expor suas opiniões pessoais na hora da entrevista, como expor posição política, opinião sobre algum fato, há não ser que seja perguntado durante a conversa.
Terceiro, não minta sobre suas qualificações ou experiências. “Caso a pessoa seja contratada e não apresente em serviço as qualificações ditas na entrevista, causará uma grande vulnerabilidade pessoal. A pessoa pode falar que tem uma pós-graduação, mas na verdade ela está trancada, não vai haver um diploma, isso dificulta”, ressalta.
O quarto ponto é, não falar mal de serviços passados, é importante sempre manter a ética profissional. “Não se esqueça que toda história sempre tem dois lados”, disse Dal Libero. Quinta dica, cuidado com as roupas. As mulheres devem tomar cuidado com roupas decotadas, pequenas, com transparências e coladas, já os homens devem deixar de lado o chinelo, a bermuda e a regata, estarem limpos e bem arrumados é fundamental.
A sexta dica é saber com o que a empresa trabalha, o setor que a empresa atua, é de extrema importância estar informado sobre as funções do seu futuro emprego. Isso demonstra que você é uma pessoal ligada. Sétima dica: linguagem corporal. Preste muita atenção na maneira de sentar, olhe nos olhos, seja expressivo.
Oitava dica: Não use o celular. É extremamente antiético usar objetos desse tipo durante a entrevista. Deixe o aparelho desligado, ou no modo silencioso, e, caso o celular toque, só atenda se o entrevistador permitir. Não chegue com fones de ouvidos pendurados no pescoço, guarde tudo.
A nona dica é chegar no horário. Esteja certo do endereço, confirme o trajeto para não se perder, saia antes de casa. É melhor esperar o entrevistador do que ser esperado!
O décimo erro mais comum é, não chegar com o currículo impresso na hora da entrevista. É necessário enviar por email e, estar com ele em maõs. Caso não o tenha em mãos, o analista poderá entender que está despreparado, ou, que não domina funções básicas do word.