Veículos de Comunicação

Contra Covid-19

1,2 mil crianças são vacinadas dentro das escolas

Campanha levou vacina para dentro das escolas

Campanha levou vacina para dentro das escolas - Reprodução/TVC HD
Campanha levou vacina para dentro das escolas - Reprodução/TVC HD

Dez escolas da Rede Municipal de Três Lagoas serviram de pontos de vacinação contra a Covid-19 em quatro dias de campanha. Com isso, 1,2 mil alunos de 5 a 11 anos de idade foram vacinadas. A ação foi de terça (29) e sexta-feira (1).

Dados do Vacinômetro entre o início da campanha para este público, em 15 de janeiro de 2022, a segunda-feira (28) – um dia antes de iniciar o mutirão – mostram que das 12.867 crianças nesta faixa etária, somente 43% delas receberam a primeira dose. O índice de quem completou o esquema vacinal é bem menor: 3,4%. O mutirão deve elevar estes números.

Na ação, foram aplicadas a 1ª e 2ª dose. Com o mutirão, houve um incremento de mais de 5% na cobertura de crianças vacinadas com a primeira dose. 

De acordo com a enfermeira Fernanda Neres, foram aplicadas vacinas pediátricas das marcas Pfizer e Coronavac. Além disso, para a criança ser vacinada era necessário apresentar uma declaração de assentimento junto aos documentos pessoais e Cartão SUS.

INTERVALOS
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que os pais devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que foi aplicada (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outro imunizante  após a vacinação contra Covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

NAS UNIDADES
A partir da segunda-feira (4), a aplicação da dose infantil da vacina contra o coronavírus em crianças de 5 a 11 anos passará a ser realizada apenas nas unidades de saúde dos bairros.