A Administração Municipal, através do Núcleo de Hemoterapia de Três Lagoas realiza nesta sexta-feira (18) uma campanha de doação de sangue para os servidores públicos municipais.
O objetivo da campanha é abastecer o estoque de sangue do Hemonúcleo. De acordo com o biomédico Luis Fernando de Prado, diretor do Hemonúcleo, há uma grande procura por todos os tipos sanguíneos e o estoque anda muito baixo.
“A procura é muito grande por todos os tipos sanguíneos, mas o tipo O e todos de ph negativo são o que têm a frequência de saída maior”, destacou Luis Fernando.
Em Três Lagoas, cerca de 2% da população é doadora de sangue e todos que se enquadram nos parâmetros básicos de doador sanguíneo podem ir ao Hemonúcleo para fazer a doação.
No Brasil 1,9% da população é doadora de sangue e mesmo que este percentual esteja dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, dessa forma não faltaria sangue para transfusão no país.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros) e, assim, poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.
Os funcionários públicos municipais deverão ir ao Hemonúcleo para a doação de sangue das 7h às 17h.
Doadores
Para doar sangue é necessário ter boa saúde; apresentar documento com foto (RG, Carteira de Habilitação ou de Trabalho) válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50Kg.
Nunca vá doar sangue em jejum, faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
Quem não pode doar
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.