Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Agentes de trânsito começarão a autuar dentro de 15 dias

Curso de Formação de Agentes de Trânsito acontece no plenário da Câmara

Curso de Formação de Agentes de Trânsito acontece no plenário da Câmara -
Curso de Formação de Agentes de Trânsito acontece no plenário da Câmara -

Dentro de 15 dias, os agentes municipais de trânsito já estarão atuando com poder de polícia em Três Lagoas. Após concluírem o Curso de Formação de Agentes de Trânsito, que teve início ontem e vai até 15 de abril, eles estarão aptos para autuar os condutores que desrespeitarem as leis de trânsito. A informação é da diretora de Educação no Trânsito do Departamento de Trânsito, Creuza Ramos.

O curso terá duração de 130 horas/aula e será oferecido pelo próprio Departamento de Trânsito, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito, Detran e com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. Esse é o segundo Curso de Formação de Agentes. O primeiro foi realizado em 2010.


De acordo com Creuza Ramos, os agentes só podem atuar na fiscalização a partir do momento em que tiverem realizado esse curso. “Essa é uma deliberação do Conselho Estadual de Trânsito. O único Departamento Municipal de Trânsito no Estado que pode oferecer esse curso é o de Três Lagoas. Isso é possível, graças a parcerias”, comentou.


Estarão participando do curso cinco agentes municipais de trânsito, cinco policiais civis e 20 policiais militares. O comandante da Polícia Militar de Três Lagoas, o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, ressaltou que Três Lagoas tem passado por um rápido crescimento e, em razão disso, foram registrados muitos problemas relacionados ao trânsito. Para ele, os agentes municipais vão colaborar com o trabalho que a Polícia Militar já realiza.


Embora haja a necessidade de pessoas para fiscalizar, Monari acredita que Três Lagoas necessita de fiscalização eletrônica para contribuir com a redução de infrações cometidas no trânsito. “Tudo aqui é feito pela Polícia Militar, o que acaba sobrecarregando. Esses agentes vão somar, mas entendo que ainda é necessária a instalação de equipamentos eletrônicos”, frisou.