
Alunos das redes municipal e estadual de ensino participaram, na noite de quinta-feira, da premiação dos vencedores do 2º Concurso de Fotografia “Sombra, Fruto e Beleza”. A solenidade aconteceu na Biblioteca Municipal Rosário Congro e faz parte do projeto realizado pelo Departamento Municipal de Cultura, em parceria com a Fibria, em homenagem ao Dia da Árvore, que premiou cinco fotografias selecionadas pelos jurados. Os alunos vencedores ganharam uma máquina fotográfica.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, o concurso é uma forma didática interativa de conscientizar crianças e adolescente da importância da preservação do Meio Ambiente e também ressaltar as belezas de Três Lagoas.
A solenidade contou também com a presença da prefeita Márcia Moura, que em seu discurso parabenizou todos envolvidos no projeto. De acordo com ela, as parcerias entre empresas e poder público enfatizam a formação cultural dos alunos.
As máquinas fotográficas, cartões de memória e capa de proteção foram doadas pela empresa Fibria. A representante da empresa, a consultora de Meio Ambiente da Fibria, Lilian Carvalho, em seu discurso ressaltou que projetos culturais voltados para educação ambiental auxiliam que as crianças cuidem do planeta evitando danos futuros.
O evento também contou com a presença dos jurados, os fotógrafos Laila Rebecca, Valter José e Hiroshi Omachi e Ana Martins, do Departamento de Cultura.
Julgamento
Os jurados levaram em consideração a beleza e harmonia segundo critérios estéticos de imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos como luz, cores, foco, e aspectos técnicos de composição. As categorias foram: Originalidade: ângulo inusitado, de baixo para cima, ou inverso; Preto e branco: fotografia de uma ou mais árvores em preto e branco, e Artística: se o aluno utiliza linguagem fotográfica, mas adota efeitos que expressam o surrealismo, expressionismo, montagem.
Ganhadores
Atendendo às categorias de avaliação, os alunos vencedores do concurso foram: Joice Camile dos Santos, da Escola Municipal Professora Marlene Noronha Gonçalves; Isadora Carolina Remedis, da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão; Ana Julia Nunes Ferreira, também da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão; Debora Santana Ribeiro, da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, e Maria Eduarda Periardi, da Escola Estadual Afonso Pena.