A prefeitura de Três Lagoas começou nesta quinta-feira (08) os reparos no asfalto da avenida Ponta Porã. A região é alvo de recorrentes críticas de motoristas por causa dos buracos que tomam conta da via, muito utilizada para o tráfego de caminhões.
Durante a tarde, funcionários do Departamento de Infraestrutura, Transporte e Serviços fizeram o recorte do asfalto. O acesso à avenida pela Ranulpho Marques Leal foi bloqueado. O trabalho foi feito em um trecho de aproximadamente 600 metros, apenas no sentido Vila Piloto.
Por volta das quatro horas da tarde, o trânsito foi liberado no local. Mas os motoristas que passam por lá, ainda precisam de muito cuidado. Os pontos onde o asfalto foi recortado estão com pista de terra e em parte da avenida continua esburacada.
PROBLEMA ANTIGO
Os trabalhos iniciados nesta quinta-feira fazem parte do serviço de tapa buracos, uma medida encontrada pela secretaria de Obras para amenizar os problemas na avenida. Em setembro, o secretário Ricardo Cobianchi admitiu ao Jornal do Povo que faltavam recursos e um projeto específico para a recuperação total do asfalto.
O secretário afirmou à epoca que a passagem de veículos pesados pela via é a causa dos danos no asfalto. “Aquele pavimento não foi construído para o tráfego de carretas e de caminhões. A avenida foi projetada para o tráfego urbano. Por isso, o asfalto não suporta o peso destes veículos”, disse.
Uma alternativa é a construção de um anel rodoviário, que resolveria parte do problema, com o desvio do tráfego de carretas e caminhões do perímetro urbano. Ao mesmo tempo, o recapeamento da avenida não será feito neste ano. “Não há recursos nem tempo para isso na gestão da prefeita Márcia. É uma obra de custo bastante elevado, e vai ficar para o próximo prefeito de Três Lagoas. Será um desafio que o próximo administrador da cidade terá de enfrentar”, afirmou.