Imagens captadas em 1948 por Darcy Ribeiro e Berta Ribeiro dos índios Ofaiés, no Vale do Ivinhema, reproduzidas em banners para exposição, foram doadas à Secretaria de Educação de Brasilândia e passam a integrar o acervo da Biblioteca Municipal.
As imagens originais são de propriedade do Museu do Índio, do Rio de Janeiro, e a exposição foi patrocinada pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina.
Foram doados mais de 50 banners que poderão ser expostos à população e aos próprios índios Ofaiés. “Esse é o patrimônio de vocês e as fotos têm mais de 65 anos. É a história dos primeiros moradores daqui”, disse o professor Giovani José da Silva, que organizou a exposição “Ofaié: o povo do mel”.
Giovani, que é pós-doutorando em Antropologia na UnB (Universidade de Brasília) e Conselheiro Consultivo da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH), também doou um livro de atas que contém assinatura da exposição dos banners que passou pelos municípios de Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Bataguassu, Casa Verde e Taquarassu. As imagens foram vistas por mais de 3 mil pessoas durante o ano de 2012.
Para a secretária municipal de Educação, Débora Ladeia, com os cartazes, a história de Brasilândia fica mais enriquecida.
A entrega solene dos materiais foi feita na Biblioteca Municipal, com a presença da vice-prefeita Márcia Amaral (PSDB), da secretária de Educação Débora Ladeia; do historiador e professor Carlito Dutra, do professor da Aldeia Ofaié, Silvano, e do cacique José; além da presença da equipe da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Grande Dourados (Unigran).