Veículos de Comunicação

Bombeiros Do Amanhã

Bombeiros de Três Lagoas realizam Olimpíada dos Bombeiros do Amanhã

Competição reúne 120 crianças de seis cidades do estado

Crianças disputam provas que simulam trabalho dos bombeiros - Reprodução/TVC
Crianças disputam provas que simulam trabalho dos bombeiros - Reprodução/TVC

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas organiza, neste sábado (9), a 1ª Olimpíada do projeto “Bombeiros do Amanhã”. O evento vai ser realizado no centro de eventos Arena Mix, a partir das 8h00.

De acordo com o comandante do 5º Grupamento, tenente-coronel Leandro Arruda, o objetivo da competição é promover valores como cooperação e companheirismo, através do esporte. “A gente se emociona vendo eles treinando, eles vibrando, e isso a gente sente na pele na rua quando estamos atendendo a população”, afirma.

Na disputa, elas devem cumprir provas como futsal, cabo de guerra, caça ao objeto submerso e o circuito de bombeiro, que simula situações de combate a incêndio e resgate. “Essa é a parte mais difícil, se você errar precisa começar tudo de novo e atrapalha porque ganha quem for mais rápido”, conta Pedro Mateus Farias, 13 anos, que carrega nas costas um cilindro de oxigênio de cinco quilos, enquanto faz a prova. “Não incomoda, já me acostumei com ele”, diz.

A competição deve reunir cerca de 120 crianças de Três Lagoas, Coxim, Campo Grande e outras cidades do estado. “Por conta da Olimpíada e da Paralimpíada do Rio, decidimos fazer essa homenagem também ao dia das crianças”, completa Arruda.

O PROJETO

Em Três Lagoas, 70 crianças participam do projeto do Corpo de Bombeiros, em parceria com a prefeitura. Divididas em duas turmas – uma pela manhã, outra durante a tarde – as crianças tem aulas e fazem atividades relacionadas ao trabalho dos bombeiros. “Eles aprendem tudo em questão de segurança, como usar o extintor, noções de salvamento aquático, como prevenir afogamento nos rios e como agir em casos de emergência. Os próprios pais têm percebido o resultado em casa, com as crianças orientando sobre a troca da mangueira do gás, por exemplo”, finaliza o tenente-coronel.