A campanha de vacinação contra a gripe Influenza inicia nesta segunda-feira (4) em todo o país e, neste ano, a ação será divida em duas etapas. Idosos e profissionais da saúde são os primeiros grupos a receberem a dose única do imunizante. A meta é vacinar 37.664 moradores de Três Lagoas em menos de três meses.
A estratégia é vacinar toda a população que integra os grupos prioritários até o início de junho e, no mesmo mês, o restante da população. Está previsto, com chegada do Inverno, em 21 de junho, que os moradores da cidade estejam imunizados contra os vírus de maior circulação nesta época do ano.
ETAPAS
Na primeira etapa, que inicia dia 4 de abril e segue até 3 de maio, serão vacinados idosos e profissionais da saúde.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, este público é composto por 14.415 idosos e 3.242 trabalhadores daquele setor.
Em 3 de maio inicia a segunda etapa e mais de 20 mil moradores serão imunizados na campanha.
Fazem parte deste grupo: crianças menores de 2 anos (2.759); crianças de 2 a 4 anos (5.584); gestantes (1.379); puérperas (227); portadores de comorbidade (3.978); professores (1.547); profissionais das forças armadas (237); pessoas com deficiência (3.225) e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, (1.072).
A vacina contra a gripe Influenza imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, incluindo a nova cepa, a Darwin.
DIA D
A partir de segunda-feira (4) todas as unidades de saúde de Três Lagoas estarão abastecidas com doses da vacina contra a Influenza disponíveis para o público-alvo e no dia 30 deste mês será realizado o Dia D de Mobilização Nacional.
Na ocasião, todos os postos de saúde, Central de Imunização e Unidade do Distrito do Arapuá estarão abertas e em funcionamento.