Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Campanha de vacinação contra raiva atrasará este ano em Três Lagoas

Previsão segundo CCZ era antecipar a campanha para junho, após o surto da doença no estado

Previsão é que campanha seja iniciada em outubro, mas não há ainda a confirmação - Divulgação
Previsão é que campanha seja iniciada em outubro, mas não há ainda a confirmação - Divulgação

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos que estava prevista para ser antecipada este ano em Três Lagoas e todo o estado começará mais tarde este ano, ou ter início só no ano que vem.

O Ministério da Saúde enviou para Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde um ofício no qual informa que o inicio da campanha será revisada. A previsão é que as doses cheguem só a partir de setembro.

Normalmente a campanha acontece no município no mês de agosto, porém com o surto da doença no estado, a previsão era adiantar a vacinação em Três Lagoas e todo estado.

No mês de abril Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) da cidade havia informado que a meta era iniciar os trabalhos no mês de junho, mas até o momento a CZZ não recebeu as doses, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES).

De acordo com o ofício do Ministério da Saúde, doses estados são considerados prioritários, além do Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá. Nos demais, segundo o Ministério da Saúde, a campanha contra a raiva deve ter início a partir de novembro ou somente no primeiro trimestre de 2015.

O Jornal do Povo entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, que comunicou aguardar o encaminhamento das doses por parte do Ministério da Saúde. O prazo dado pelo Ministério é de que em setembro as doses das vacinas já começariam a ser distribuídas para todo Brasil. Entretanto, não há informação de quantitativo. A estimativa da Secretaria Estadual de Saúde é de que a Campanha de Imunização seja realizada em outubro em todo o Estado.

SURTO MS

Mato Grosso do Sul registra esse ano um surto de raiva, depois de 20 anos sem nenhum óbito, um homem de 38 ano de Corumbá morreu diagnosticado com a doença. Naquela cidade, foram registrados mais de 33 cães e um morcego com raiva.