A mobilização mundial pelo fim da violência contra as mulheres, que geralmente começa no dia 25 de novembro e segue até 10 de dezembro em vários países, já teve início em Mato Grosso do Sul. Ontem (19) no Cras Hércules Mandeta, durante a manhã, na Capital, aconteceu a palestra "Juntos pela paz para as Mulheres" e à noite a abertura oficial da Campanha e do Dia da Consciência Negra, além de uma blitz educativa. Nioaque e Sidrolândia também iniciaram suas atividades.
A mobilização é realizada pela Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania e este ano conta com 15 municípios parceiros que também irão realizar diversas atividades, são eles: Campo Grande, Nioaque, Três Lagoas, Naviraí, Ivinhema, Batayporã, Dois Irmãos do Buriti, Fátima do Sul, Aquidauana, Japorã, Corumbá, Nova Andradina, São Gabriel d’Oeste e Corguinho.
Durante o período da campanha são comemoradas datas importantes relativas às mulheres: 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras; 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres; 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids; 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Em MS serão mais de 100 atividades, entre mobilizações, caminhadas de conscientização, atividades culturais, palestras, sensibilizações. Hoje (20) a Campanha teve início na Capital com a palestra Dia Nacional da Consciência Negra, na Câmara Municipal e com o lançamento da Campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" durante Reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Confira aqui toda a programação da Campanha, que no Estado acontece até o dia 12 de dezembro.