Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Caso de vistorias para carros com mais de cinco anos acaba no Contran

Enquanto Contran não divulga parecer, vistorias acontecem normalmente

Em Três Lagoas, vistorias seguem normalmente - Elias Dias
Em Três Lagoas, vistorias seguem normalmente - Elias Dias

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai definir amanhã o parecer sobre a Portaria 32/2014, que estabelece a obrigatoriedade de vistoria anual para fins de licenciamento aos veículos com mais de cinco anos. A informação é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), que comunicou, em nota, aguardar a decisão do órgão quanto à obrigatoriedade da vistoria.

A decisão é para esclarecer a nota técnica 189/2015 emitida, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que sugeriu a suspensão da portaria. Até que seja divulgado o parecer do Contran,  a vistoria anual para licenciamento de veículo com mais de cinco anos está mantida, informou o Detran.

A taxa de vistoria veicular para licenciamento deve ser paga uma vez por ano no Estado para veículos com mais de cinco anos de uso. Para fazer a vistoria, o condutor desembolsa entre R$ 100 a R$ 120, valores referente até o fim de abril.

Como houve muitas reclamações do valor cobrado, o Poder Executivo apresentou uma proposta à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Se a proposta for vigorada, a taxa de vistoria para fim de licenciamento será reduzida em 20%. Os veículos deverão ser vistoriados até 90 dias antes do vencimento do licenciamento anual.

O Jornal do Povo entrou em contato com uma empresa credenciada pelo Detran para realizar este tipo de serviço em Três Lagoas. O local informou desconhecer a nova lei que poderá suspender a obrigatoriedade da vistoria em carros com mais de cinco anos. As vistorias acontecem normalmente no estabelecimento.