
Após a frente fria no Estado, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) volta a alertar a população durante o período de estiagem para a baixa umidade relativa do ar.
Esse período é caracterizado pela grande diminuição dos índices de umidade relativa e a concentração de névoa seca. Essas características são provocadas por fatores climáticos como a grande distância de Mato Grosso do Sul com o litoral, e a influência de massas de ar frio que atingem a região Centro-Oeste.
A Cedec desempenha uma função de orientação à população sobre as medidas que devem ser adotadas para garantir o bem estar de crianças e adultos. O órgão é responsável pelo acompanhamento da evolução desses índices, alertando a população para os cuidados preventivos que devem ser tomados quando a umidade do ar ficar muito baixa.
Para minimizar os efeitos da estiagem o ideal é aumentar a ingestão de líquidos mesmo quando não sentir sede; manter os cômodos bem arejados; evitar se expor ao sol e poupar a prática de exercícios entre as 10 horas e 17 horas; incluir nas refeições frutas e verduras.
Nas escolas as recomendações podem ser feitas pelos professores e coordenadores, destacando atividades relacionadas aos males da seca, sobre a importância de proteger a natureza, evitando as queimadas e preservar as nascentes.