O feriado prolongado de Ano Novo foi marcado por duas mortes em Três Lagoas. O primeiro deles aconteceu na tarde de sexta-feira, por volta das 16h, quando um suspeito de furto foi morto por policiais militares, no bairro Alto da Boa Vista.
Três Lagoas
Cidade registra dois homicídios no feriado
Polícia Civil investiga caso de suspeito de furto morto por policiais militares na sexta
Conforme o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, Alexiano Bartolomeu da Silva, 35 anos, foi morto com um tiro no abdômen, disparado por um policial depois de uma luta em que o suspeito teria tentado tomar a arma do policial. Na ocasião, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chegou a socorrer a vítima, que não resistiu ao ferimento e morreu a caminho do Hospital Auxiliadora.
O delegado titular da 1ª DP, Paulo Rosseto, responsável pelo caso, informou que Alexiano foi morto depois de um furto em uma construção naquela região. A vítima, um pintor, que já prestou depoimento à Polícia Civil, percebeu que haviam furtado um equipamento da obra. porém, depois de ver as imagens gravadas pelas câmeras de segurança de um vizinho, a vítima informou ter reconhecido o suposto autor do furto, Alexiano, e o seguiu, enquanto que o dono das imagens chamava a PM. “No depoimento, a vítima do furto informou que seguiu o suposto autor até uma área descampada. Depois retornou ao local, com a PM. Mas, ficou distante, a uns 200 ou 300 metros (a distância exata será indicada pela perícia), na viatura, enquanto os policiais seguiram para deter o acusado. Foi quando, teria ocorrido a briga e o disparo. Ele correu em seguida, não vendo mais nada”.
O delegado explicou que a vítima do furto e o dono das câmeras de vídeo foram ouvidos no mesmo dia e as imagens já estão sendo periciadas. No entanto, ainda faltam os depoimentos dos dois policiais e a apresentação da arma de fogo utilizada no disparo para a conclusão do inquérito civil. “Para verificar o que realmente ocorreu, preciso da oitiva dos policiais militares e da arma de fogo para ser periciada, como determina a Lei. Mas eles ainda não se apresentaram na delegacia”, declarou.
Conforme Rosseto, por enquanto, nenhuma hipótese está descartada. “A investigação segue alguns passos. O primeiro foi averiguar se houve, de fato, o furto. Houve. Conforme confirmação de duas testemunhas. Agora, precisamos confirmar se a morte da vítima foi em legítima defesa, como está no boletim de ocorrência, se estamos falando de um homicídio culposo, sem intenção de matar, como um tiro acidental, ou um homicídio doloso, em que há intenção. Nada será descartado até ouvir a versão dos PMs. Por isto, requisitei a apresentação dos policiais e da arma do crime. Queremos trazer luz a este caso e verificar se a razão estava, ou não, com o policial”.
A família de Alexiano também deverá ser chamada para prestar depoimento ainda nesta semana. O suspeito do furto tinha passagens pela polícia por furto, porte de droga e danos. O porte de drogas havia sido registrado no dia 20 de dezembro do ano passado.
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o comando do 2º Batalhão da PM ontem, mas não obteve êxito por conta do recesso de fim de ano.
SEGUNDO
O segundo caso foi registrado no início da tarde do sábado passado, na rua Crispim Coimbra, bairro Interlagos. Conforme informações da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Elton John Bezerra Vieira, 32 anos, foi socorrido por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros após ter sido vítima de um esfaqueamento. Entretanto, morreu logo após dar entrada no Hospital Auxiliadora. Investigadores da DIG, entretanto conseguiram chegar ao principal suspeito do crime, identificado como Alison Pinheiro dos Santos, 30 anos. Ele, que reside no mesmo bairro, foi preso logo após o fato, já em casa. Ainda segundo informações da Polícia Civil, o suspeito não resistiu à prisão e confessou ter cometido o crime. Entretanto, na nota divulgada pela DIG não consta o que teria motivado o crime. O suspeito foi encaminhado para a DIG, onde foi autuado em flagrante e encaminhado, posteriormente, para a Penitenciária de Segurança Média.