Três Lagoas já registrou, do início do ano até agora, 2.204 casos notificados de dengue. O número, entretanto, deve ser maior, já que muitas pessoas que apresentam o sintoma da doença não procuram as unidades de saúde. Do total de casos suspeitos de dengue, 180 foram confirmados laboratorialmente, 116 descartados também através de laboratório e 194 descartados por meio de clínicas.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Saneamento, Neide Yuki, somente na semana de número 11, compreendida entre 11 e 16 de março, foram registrados 361 novos casos suspeitos de dengue. Ela comentou que, assim que a população sentir os sintomas da doença, é importante que procure uma unidade de saúde, pois somente assim é possível detectar os bairros com possíveis focos de dengue.
A diretora explicou que o trabalho de borrifação é feito nos bairros com base no registro de casos notificados. Ela informou que esse trabalho vem sendo feito com a utilização de quatro máquinas de UBV pesada (o fumacê) e também com as UBVs leves (máquinas costais).
Nesse período de chuva, Neide Yuki observou que a população precisa estar mais atenta com a limpeza de seus quintais, já que água acumulada nos depósitos cria ambientes propícios para a proliferação do mosquito da dengue. A diretora informou que, conforme apontou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), mais de 40% dos depósitos, recipientes que servem de local para o criadouro do mosquito, estão nos quintais das residências.
COMITÊ
Em razão do número de casos de dengue que vêm sendo registrados em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para formar novamente o Comitê de Combate à Dengue, conforme ocorreu em 2007, quando a cidade também registrou alto índice da doença.
Neide Yuki informou que nessa terça-feira aconteceu a primeira reunião para discutir a formação do comitê. A ideia, de acordo com ela, é que o grupo seja formado por representantes de vários segmentos da sociedade, a fim de que estratégias possam ser adotadas no combate ao mosquito da dengue.