Três dos mais antigos comerciários de Três Lagoas receberam Moção de Congratulação outorgada pela Câmara Municipal, na noite de quarta-feira (5), ao lado de outros colegas que foram homenageados pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas.
Somando 117 anos de serviços prestados ao comércio do município, Ivete Barbosa Gabira da Silva, Nélio Van Der Lann e Armando Rodrigues de Freitas tiveram suas moções entregues pelo propositor da homenagem, vereador Fernando Milan, pela prefeita Márcia Moura e pelo presidente do sindicato da categoria, Eurides Silveira de Freitas.
Na mesma ocasião, o sindicato dos empregados promoveu uma festividade, em comemoração ao Dia do Trabalhador, entregando homenagem a outros 20 comerciários e quatro ex-comerciários. Além da prefeita e do presidente da Câmara, prestigiaram o evento, Wilson Vendimiati, do Senac; Urbany Witter de Abreu, representando a Federação do Comércio; Vanderci Braga Gonçalves, representando o Ministério do Trabalho; Sueid Silva Torres, do Comércio Varejista, e Eduardo Rocha, representando a ex-prefeita Simone Tebet. Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, e de Obras, Getúlio Neves, também compareceram à solenidade.
O evento foi aberto com a apresentação musical de dois comerciários, Alex, da Casas Bahia, e Milena, da Fio Terra. Em seguida, o funcionário da Casas Pernambucanas, Paulo Victor de Freitas, falou em nome dos colegas.
Ele ressaltou que o evento representava a valorização da categoria e lembrou que as capacitações têm possibilitado melhores oportunidades de trabalho. "Se estou trabalhando agora, devo isso ao curso do Pró-Jovem que a prefeitura trouxe para a cidade e eu, com mais outras 964 pessoas, tive o privilégio de ter no meu currículo", afirmou.
Bastante emocionado, o presidente do sindicato, Eurides de Freitas, frisou que a categoria tem encontrado novos tempos, com cursos de qualificação profissional e com mais postos de trabalho e destacou que era uma satisfação ver a Câmara dos Vereadores tão cheia para a homenagem.
Eurides ainda lembrou que o comércio é a porta de entrada para a vida profissional, muitas vezes sendo o primeiro emprego dos jovens. "Muitos empresários, políticos e lideranças começaram no comércio. Tudo começa no comércio", enfatizou.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Fernando Milan, corroborou a afirmativa de Eurides, lembrando que seu avô libanês era comerciário, profissão na qual seus pais e ele próprio também atuaram. Para Milan, é no comércio que as pessoas têm chance de ser apaziguadas. "É necessário vencer as paixões, o cansaço e o nervoso porque, quanto mais errado o cliente estiver, mais certo ele está. O comerciário tem que ser paciente e tolerante, para conquistar não só dinheiro, mas amizades e reconhecimento profissional. Se for alguém nervoso, egoísta e bruto, sai do comércio. Por isso acredito que os comerciários são pessoas especiais, com lugar de destaque no coração de Deus", afirmou após a entrega das moções.
Em seguida, a prefeita, Eurides e Milan entregaram as placas de homenagem aos seguintes ex-comerciários: Edenilson Gomes de Sales, Jean Paulo Damasio Lima, Pedro Fabres de Queiroz e João Batista Soler Jurado, pessoas que atuam em outras áreas, atualmente. "São pessoas que foram atrás de um sonho e conquistaram, mas que representaram muito para o comércio da nossa cidade", ressaltou Eurides.
O representante da ex-prefeita, Eduardo Rocha, recebeu uma homenagem prestada a ela e parabenizou a iniciativa do sindicato. "Quando o presidente do sindicato me procurou, pedindo apoio para o evento, falei que era uma homenagem justa e já tardia, porque os comerciários, servindo nossa população, estão fazendo, juntos, a história de Três Lagoas", avaliou.
A prefeita Márcia Moura também parabenizou aos homenageados e familiares, afirmando que os comerciários são pessoas abnegadas, que trabalham com vontade de servir. "Muitas vezes, nós clientes, somos indelicados, mas vocês nos dão um tapa com luvas de pelica, nos atendendo com paciência e ética. E, se hoje nossa cidade é a 25ª mais dinâmica do país, devemos isso também a vocês, ao dinamismo do comércio. Tolerância é a palavra-chave no lidar com a população e vocês são doutores nisso. Com o trabalho de vocês, ninguém segura Três Lagoas", disse a prefeita.
Homenageados – Muito aplaudidos pela família e amigos presentes no plenário da Câmara Municipal, foram homenageados os seguintes comerciários ainda atuantes: Adalgisa Pereira da Silva (Supermercados Thomé), Antônio Fernandes Ribas (Center Modas), Antônio Eduardo de Araújo, o Bolinha (Honda), André Luiz Moreira de Sales (Plaza Tintas), Arlindo Bento Soares (Seller), Carlos da Rocha Mendes (Supermecados Proença), Cecília Elias Lopes Nogueira (Martins Confecções), Claudilene Aparecida dos Santos (Lindágua), Domingos Santos Portugal Neto (Casas Bahia), Evandro Carlos Cândido (Supermercados Abevê), Gentil Guedes Bezerra (Magazine Luiza), Izolondina Lurdes da Silva (Supermercados Nova Estrela), João Gomes Júnior (Bigolin), Luciene de Souza Santos (Relojoaria Estrela Dalva), Marlene Pereira dos Anjos (Ford), Paulo Victor de Freitas (Pernambucanas), Saléria Homma (Estivanelli), Sebastião Corrêa de Oliveira (Pernambucanas) e Sueli Rodrigues Magalhães (Tecidos Três Lagoas). Marina Rodrigues dos Santos Silva (Supermercados Passareli) e Adimar Rodrigues de Freitas (Triaço) também foram homenageados, mas não puderam comparecer e enviaram representantes.
A noite de comemorações foi encerrada com a apresentação da dupla "Os Caçulas" e, em seguida, foi servido um coquetel.