A venda de chocolates para a Páscoa deverá movimentar quase r4 109 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio (Fecomércio). O levantamento mostra que cada pessoa deverá gastar R$ 77. A pesquisa foi divulgada nessa segunda-feira. A projeção de faturamento é maior que o movimento registrado no mesmo período de 2013.
Na pesquisa da Fecomércio, a maioria dos entrevistados afirmou que fará as compras nos supermercados. O pagamento em dinheiro foi apontado por 56%, seguido pelas compras com cartão de crédito (23%) e com cartão de débito (15%).
Com relação aos fatores de decisão de compra, a marca dos produtos (26%) e a promoção de venda e brindes (22%) são os predominantes. De acordo com a pesquisa, 53% dos entrevistados deverão escolher pela compra de ovos de Páscoa, 22% por caixas de bombons e 12% pelas barras de chocolate.
Outro item que também movimentará a economia é o comércio de pescados. Mais da metade da população – 56% – deverá optar por pratos à base de peixe na semana Santa. A previsão é de que o setor deve movimentar quase R$ 69 milhões e meio de reais.
Na escala de preferência do pescado, as espécies regionais são as mais lembradas. O pintado é a escolha de 23%, seguido do pacu (21%) e do dourado (10%). O preferido dos peixes secos é o bacalhau para 19% dos entrevistados.
Segundo a pesquisa, o setor de turismo receberá R$ 97 milhões somente com gastos em viagens. Quase 61% dos entrevistados disseram não vão viajar e outros 19% ainda não sabem se sairão das suas cidades. Entre os que pretendem viajar, quase 40% deverão ir para propriedades rurais ou beira de rios, 33% irão para outras cidades no interior e 19% deverão deslocar-se para fora de Mato Grosso do Sul.
O levantamento foi feito pela Fecomércio-MS, em parceria com a Uuniversidade Anhanguera-Uniderp e a Fundação Manoel de Barros, entre os dias 10 e 15 de março. As cidades pesquisadas foram Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
Procon – Os preços dos ovos de chocolate em Campo Grande aumentaram 10,8% na Páscoa de 2014, em relação a de 2013, segundo pesquisa divulgada pelo Procon. Para a pesquisa, o órgão analisou os preços de 160 itens em sete estabelecimentos da capital.
A pesquisa apontou ainda variação de até 112,7% nos preços dos ovos de chocolate entre os estabelecimentos da cidade. O maior índice foi encontrado no ovo Chokito, de 240 gramas, nº 15. Os preços variaram de R$ 23,19, o mais caro, a R$10,90 o mais barato.
Já o ovo Clássicos ao Leite, de 215 gramas, número 15, teve variação de 103,15%. O mesmo produto foi encontrado a R$ 44,49 em um estabelecimento e a R$ 21,90 em outro. O preço do Ouro Branco, de 270 gramas, número 15, apresentou variação de 90%, com preços de R$ 39,90, o mais caro, a R$ 21, o mais barato.
Por conta da alta variação dos preços, o órgão recomenda que o consumidor pesquise antes de levar, para economizar nas compras de Páscoa.
O Procon ainda faz um alerta aos pais que pretendem comprar ovos de chocolate que contenham brinquedos para os filhos. Segundo o superintendente do órgão, Alexandre Rezende, os consumidores devem verificar se os brindes possuem certificação do Sistema Brasileiro de Avaliação e indicação de faixa etária.