Os contos de fadas infantis já consagrados deverão ganhar nova versão pelos alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Lopes, bairro Vila Piloto. A nova leitura dos clássicos infantis faz parte do projeto “Contos de Fadas Renovados”, que terá início na próxima semana.
Segundo a supervisora da escola, Leda de Oliveira Santos, o projeto deverá ser estendido a alunos de todas as idades – educação infantil e do 1º ao 5º ano. O objetivo é trabalhar, por meio dos clássicos, temas como interpretação, leitura e até artes cênicas.
“Neste projeto, os alunos irão interpretar as histórias e transformá-las em reescritas ou teatros”, disse. O resultado final deverá ser apresentado no final deste semestre, em um evento da escola em fase de organização.
CLÁSSICOS
Desde os séculos passados, os clássicos infantis são utilizados para ensinar e educar. Conforme supervisora, os professores utilizam as obras para ensinar as crianças a ler, escrever e interpretar textos. “Enriquece a cultura do aluno; a aprendizagem, leitura, escrita. Envolve todo tipo de atividade diversificada entre eles e os professores”.
A vice-diretora do colégio, Rosilaine Hernandes, comentou que o prazer pela leitura de clássicos infantis vai desde a criança até o adulto. “Os contos trazem uma moral. Não só os pequenos, como os alunos do 5º ano também gostam. Eu amo conto e fadas”.
COMEMORAÇÃO
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado nesta segunda-feira (2), em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
A literatura infantil surgiu há muito tempo, no século XVII, com a finalidade de educar crianças por meio de histórias.
O escritor homenageado nasceu no dia 2 de abril, por isso a data de comemoração. Andersen ficou famoso por suas histórias como “O Patinho Feio”, “Soldadinho de chumbo”, entre outros clássicos.