Contribuintes do município estão reclamando por causa do não recebimento do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ontem, 5, a procura pelos carnês foi grande no Setor de Tributação da prefeitura e os contribuintes foram surpreendidos pela demora no atendimento que se estendeu em alguns casos em mais de três horas.
O contribuinte, Paulo Fernandes, disse que chegou às nove horas no Setor de Tributação e às 12h, ainda não havia sido atendido. Gilvanda Queiroz, moradora do bairro Interlagos, reclamou que, além da demora no atendimento e do calor, os contribuintes ficaram com sede. “Fomos lá no bebedouro e não tinha água”, reclamou.
Gilvanda informou que ao chegar no Setor de Tributação pegou uma senha, mas o horário estava diferente de quando chegou. Em vez de marcar 9h, ficou registrado 11h23 no papel.
Maria Helena dos Santos também foi ao Setor de Tributação, ontem, e reclamou do atendimento. “Faz duas horas que estou aqui e ainda não fui atendida ainda. Daqui a pouco, às 13h, entro no serviço e a funcionária disse que não pode fazer nada e que eu tenho que sentar e esperar. Eu não posso faltar no serviço, então, vou ter que voltar amanhã”, reclamou.
A idosa Odete Nunes, disse que chegou ao Setor de Tributação às 8h30, e pouco mais das 12h ainda não havia sido atendida. Ela estava com a senha de número 616. “Tinha que ter uma pessoa só para entregar os carnês”, reclamou. Além da demora no atendimento, os contribuintes reclamaram também do valor do IPTU deste ano.
PREFEITURA
O Jornal do Povo entrou em contanto com a assessoria de comunicação da prefeitura ouvir a versão da prefeitura sobre o atraso na remessa dos carnês para os contribuintes. Segundo nota encaminhada ao JP, a Secretaria Municipal de Finanças informa, que 60% dos carnês do IPTU 2015 já foram entregues, porém o restante atrasou por conta da greve nacional dos caminhoneiros, quando o transporte dos carnês ficou prejudicado e acabou atrasando a entrega por causa de barreiras nas estradas durante o movimento grevista. E, informou, que os Correios se comprometeram a realizar uma força tarefa para que todos os carnês sejam entregues aos contribuintes até o próximo domingo.
Quanto a demora no atendimento de ontem, quinta-feira , a Secretaria informou que os 26 servidores que trabalham no departamento de administração tributária estão empenhados no atendimento e que, se for necessário, será estendido o horário de funcionamento, embora, esta providência esteja sendo cogitada.
Em relação ao reajuste de valores, a nota informa que em alguns casos chega até 50%. O secretário de Finanças esclarece que em 2014, existia um desconto geral de 25%, que beneficiava o contribuinte, mas que esse desconto para o exercício de 2015 acabou, por força de lei. E, descarta, a alegação de que houve aumento de valores, e reconhece, que a cobrança do valor do IPTU passou a ser a de valores, sem o desconto.